O Teatro Experimental de Lagos, a Cia.VAYA e a B-Side apresentam o espetáculo “I SEE YOU” nas escolas secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes, em Lagos, nos próximos dias 24 e 25 de Novembro.
Esta circulação do espetáculo de novo circo, que estreou em Portugal no passado dia 12 de setembro, insere-se no Serviço Educativo do Teatro Experimental de Lagos, que pre- tende reforçar os laços entre o público escolar e as artes performativas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.
“I SEE YOU” é uma co-produção das três companhias, onde Acrobacia e Psicologia se cruzam e dão origem a um casamento singular.
O espetáculo “I SEE YOU” parte da ideia de colocar os artistas e o público dentro da cabeça de uma mulher e de usar o novo circo como mecanismo para revelar a estrutura do seu pensamen- to, da sua mente e do seu mundo interior. A ideia do espetáculo é inspirada no filme de animação “Inside Out”, de Ronnie del Carmen e Jonas Rivera, produzido pela Pixar Animation Studios. O conteúdo da narração é inspirado nas histórias do documentário “Human” de Yann Arthus-Ber- trand, e da análise dos mecanismos mentais do elenco.
Em contraposição à avalanche dos avanços tecnológicos, o espetáculo propõe uma viagem em direção oposta, ao auto-conhecimento. O pretexto é percorrer os mistérios da mente e revelar o diálogo secreto das nossas sombras interiores. O fio narrativo é criado por uma voz-off que re- presenta as reflexões e os conflitos das nossas próprias batalhas.
A pesquisa criativa do espetáculo I SEE YOU foca-se na interação de quatro acrobatas profissio- nais com nacionalidades diferentes, (Timotheé Belime/Portugal, Berna Huidobro/Chile, Elisa Stra- bioli/Itália e Thibaud Thevenet/França). Juntos, perspetivam as várias formas de uma mulher olhar para cada questão da sua vida. Um espetáculo profundo, divertido, irónico e imprevisível, foco famílias.
Notas Biográficas:
Cia. VAYA – ciavaya.com
Companhia de novo circo formada em 2016 por Timothee Belime (Portugal) e Bernardita García- Huidobro (Chile). Os Vaya formam um explosivo duo acrobático, carregado de paixão e harmonia, inspirados pela natureza, o Homem e as relações.
A mobilidade e interação de diferentes culturas são uns dos valores principais da companhia, pelo qual têm criado projetos em Portugal, Europa e América Latina.
Em Março de 2017 estreiam em Valparaíso – Chile, o espetáculo “Atempo” com o que percorrem o circuito de festivais de rua da Europa (Austria, Alemanha, França, Italia, Espanha). O espetáculo é uma investigação sobre as origens da humanidade e a evolução da espécie humana ao longo da história.
Em Julho de 2017 estreiam na Alemanha o espetáculo “On Time”, com o qual percorrem princi- palmente o circuito artístico da Alemanha. O espetáculo é uma homenagem às relações cotidia- nas entre homens e mulheres, sendo um chamado a desenvolver o equilíbrio e o amor como fer- ramentas de comunicação.
Em Março de 2018 estreiam o espetáculo “Ecosofia” em Valparaíso-Chile, graças à linha de apoio do governo Chileno “FONDART”. O espectáculo envolvia na sua investigação cénica acrobacia, tecnologias que alteravam ao vivo os parâmetros do som, e projeções audiovisuais. Tudo englo- bado na temática das relações modernas do ser humano com a natureza.
Em Agosto de 2018 ganham o prémio do público com o espetáculo “On Time” no festival “La Fiere del Teatro” em Sarmede-Italia.
Em Agosto de 2019 ganham o prémio do público com o espetáculo “Atempo” no festival “Festa- clown” em Galicia-Espanha.
Em Novembro de 2019, com a colaboração da companhia de palhaços Dardea2 fazem uma resi- dencia de criação na Escola Nacional de Circo de Rio de Janeiro- Brasil, para estrear em Dezem- bro 2019 o espetáculo “Vertical Boom”. Esta peça é uma investigação sobre o humor acrobático e as relações entre os 4 palhaços.
Entre Agosto 2019 e Março 2020 realizam um processo de criação em quarteto acrobático para desenvolver o espetáculo “Vejo-Te”, que utiliza a linguajem do circo contemporáneo para partilhar com o público as ideias e estructuras mentais que ocorrem dentro da cabeça de uma mulher, des- velando as suas vozes interiores.
B-side Company – bsidecompany.nl
B-side é uma companhia de circo fundada por seis jovens artistas de quatro países diferentes, que se conheceram na Academia de Circo e Performance Art em Tilburg, na Holanda.
Juntos, partilham as suas visões artísticas e exploram maneiras pouco comuns de combinar as diferentes disciplinas circenses. Isso dá novos impulsos à própria técnica e ajuda, como compa- nhia, a ultrapassar os nosso limites.
Inspirados por elementos da arte performativa, buscam minimizar a distância entre artistas e pú- blico, com o objetivo de permanecer sempre verdadeiro e natural.
Como artistas, procuram uma maneira de chegar à sensibilidade, à fragilidade, que está presente por trás de cada ser humano. Através da linguagem do circo, partilham os sonhos, segredos e contos inspirados da história de cada um.
Teatro Experimental de Lagos – facebook.com/teatroexperimentaldelagos
O Teatro Experimental de Lagos (TEL) é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivos praticar e difundir as artes performativas. Promove e realiza eventos culturais e festivais, cria espetáculos e dinamiza formações e workshops em áreas das artes do espetáculo. Procura ainda estabelecer uma ponte de incentivo artístico para os jovens do concelho de Lagos.
O Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos é simultaneamente a sede, o lugar de forma- ção, de criação e de apresentação de espetáculos do TEL, bem como lugar de acolhimento de projetos artísticos de outras entidades.
O presente espaço foi cedido pela Câmara Municipal de Lagos, e inaugurou ao público a 22 de Junho de 2012. O Espaço Cultural do TEL tem tido um papel fundamental na ação cultural da As- sociação e nas entidades parceiras, contemplando áreas de formação artística (aulas de teatro e dança) e de artes performativas (dança, circo contemporâneo, teatro, música, performance) pro- curando assim garantir uma programação cultural alternativa de carácter educativo e lúdico para a comunidade local.
O TEL conta, neste momento, com cerca de 70 alunos inscritos nas várias modalidades que pro- move (teatro, dança contemporânea, salsa cubana, capoeira) e uma equipa variável de colabora- dores, mediante os projetos em curso ao longo do ano. Tem uma média anual de 3600 espetado- res e os seus projetos pedagógicos dirigiram-se no ano transato a 3814 pessoas. Outras entidade e parceiros utilizam com regularidade o Espaço Cultural do TEL como espaço de formação, de ensaios e de residência artística, refletindo uma média de 30 utilizadores por mês, para além da equipa corrente.
Teatro Experimental de Lagos