Espetáculo “I SEE YOU” – Apresentação em Escolas de Lagos

0
305
EspetaculoISeeYou1

O Teatro Experimental de Lagos, a Cia.VAYA e a B-Side apresentam o espetáculo “I SEE YOU” nas escolas secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes, em Lagos, nos próximos dias 24 e 25 de Novembro.

Esta circulação do espetáculo de novo circo, que estreou em Portugal no passado dia 12 de setembro, insere-se no Serviço Educativo do Teatro Experimental de Lagos, que pre- tende reforçar os laços entre o público escolar e as artes performativas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

“I SEE YOU” é uma co-produção das três companhias, onde Acrobacia e Psicologia se cruzam e dão origem a um casamento singular.

O espetáculo “I SEE YOU” parte da ideia de colocar os artistas e o público dentro da cabeça de uma mulher e de usar o novo circo como mecanismo para revelar a estrutura do seu pensamen- to, da sua mente e do seu mundo interior. A ideia do espetáculo é inspirada no filme de animação “Inside Out”, de Ronnie del Carmen e Jonas Rivera, produzido pela Pixar Animation Studios. O conteúdo da narração é inspirado nas histórias do documentário “Human” de Yann Arthus-Ber- trand, e da análise dos mecanismos mentais do elenco.

Em contraposição à avalanche dos avanços tecnológicos, o espetáculo propõe uma viagem em direção oposta, ao auto-conhecimento. O pretexto é percorrer os mistérios da mente e revelar o diálogo secreto das nossas sombras interiores. O fio narrativo é criado por uma voz-off que re- presenta as reflexões e os conflitos das nossas próprias batalhas.

A pesquisa criativa do espetáculo I SEE YOU foca-se na interação de quatro acrobatas profissio- nais com nacionalidades diferentes, (Timotheé Belime/Portugal, Berna Huidobro/Chile, Elisa Stra- bioli/Itália e Thibaud Thevenet/França). Juntos, perspetivam as várias formas de uma mulher olhar para cada questão da sua vida. Um espetáculo profundo, divertido, irónico e imprevisível, foco famílias.

Notas Biográficas: 

Cia. VAYA – ciavaya.com

Companhia de novo circo formada em 2016 por Timothee Belime (Portugal) e Bernardita García- Huidobro (Chile). Os Vaya formam um explosivo duo acrobático, carregado de paixão e harmonia, inspirados pela natureza, o Homem e as relações.
A mobilidade e interação de diferentes culturas são uns dos valores principais da companhia, pelo qual têm criado projetos em Portugal, Europa e América Latina.

Em Março de 2017 estreiam em Valparaíso – Chile, o espetáculo “Atempo” com o que percorrem o circuito de festivais de rua da Europa (Austria, Alemanha, França, Italia, Espanha). O espetáculo é uma investigação sobre as origens da humanidade e a evolução da espécie humana ao longo da história.

Em Julho de 2017 estreiam na Alemanha o espetáculo “On Time”, com o qual percorrem princi- palmente o circuito artístico da Alemanha. O espetáculo é uma homenagem às relações cotidia- nas entre homens e mulheres, sendo um chamado a desenvolver o equilíbrio e o amor como fer- ramentas de comunicação.

Em Março de 2018 estreiam o espetáculo “Ecosofia” em Valparaíso-Chile, graças à linha de apoio do governo Chileno “FONDART”. O espectáculo envolvia na sua investigação cénica acrobacia, tecnologias que alteravam ao vivo os parâmetros do som, e projeções audiovisuais. Tudo englo- bado na temática das relações modernas do ser humano com a natureza.

Em Agosto de 2018 ganham o prémio do público com o espetáculo “On Time” no festival “La Fiere del Teatro” em Sarmede-Italia.

Em Agosto de 2019 ganham o prémio do público com o espetáculo “Atempo” no festival “Festa- clown” em Galicia-Espanha.

Em Novembro de 2019, com a colaboração da companhia de palhaços Dardea2 fazem uma resi- dencia de criação na Escola Nacional de Circo de Rio de Janeiro- Brasil, para estrear em Dezem- bro 2019 o espetáculo “Vertical Boom”. Esta peça é uma investigação sobre o humor acrobático e as relações entre os 4 palhaços.

Entre Agosto 2019 e Março 2020 realizam um processo de criação em quarteto acrobático para desenvolver o espetáculo “Vejo-Te”, que utiliza a linguajem do circo contemporáneo para partilhar com o público as ideias e estructuras mentais que ocorrem dentro da cabeça de uma mulher, des- velando as suas vozes interiores.

B-side Company – bsidecompany.nl

B-side é uma companhia de circo fundada por seis jovens artistas de quatro países diferentes, que se conheceram na Academia de Circo e Performance Art em Tilburg, na Holanda.

Juntos, partilham as suas visões artísticas e exploram maneiras pouco comuns de combinar as diferentes disciplinas circenses. Isso dá novos impulsos à própria técnica e ajuda, como compa- nhia, a ultrapassar os nosso limites.

Inspirados por elementos da arte performativa, buscam minimizar a distância entre artistas e pú- blico, com o objetivo de permanecer sempre verdadeiro e natural.

Como artistas, procuram uma maneira de chegar à sensibilidade, à fragilidade, que está presente por trás de cada ser humano. Através da linguagem do circo, partilham os sonhos, segredos e contos inspirados da história de cada um.

Teatro Experimental de Lagos – facebook.com/teatroexperimentaldelagos

O Teatro Experimental de Lagos (TEL) é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivos praticar e difundir as artes performativas. Promove e realiza eventos culturais e festivais, cria espetáculos e dinamiza formações e workshops em áreas das artes do espetáculo. Procura ainda estabelecer uma ponte de incentivo artístico para os jovens do concelho de Lagos.

O Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos é simultaneamente a sede, o lugar de forma- ção, de criação e de apresentação de espetáculos do TEL, bem como lugar de acolhimento de projetos artísticos de outras entidades.

O presente espaço foi cedido pela Câmara Municipal de Lagos, e inaugurou ao público a 22 de Junho de 2012. O Espaço Cultural do TEL tem tido um papel fundamental na ação cultural da As- sociação e nas entidades parceiras, contemplando áreas de formação artística (aulas de teatro e dança) e de artes performativas (dança, circo contemporâneo, teatro, música, performance) pro- curando assim garantir uma programação cultural alternativa de carácter educativo e lúdico para a comunidade local.

O TEL conta, neste momento, com cerca de 70 alunos inscritos nas várias modalidades que pro- move (teatro, dança contemporânea, salsa cubana, capoeira) e uma equipa variável de colabora- dores, mediante os projetos em curso ao longo do ano. Tem uma média anual de 3600 espetado- res e os seus projetos pedagógicos dirigiram-se no ano transato a 3814 pessoas. Outras entidade e parceiros utilizam com regularidade o Espaço Cultural do TEL como espaço de formação, de ensaios e de residência artística, refletindo uma média de 30 utilizadores por mês, para além da equipa corrente.

Teatro Experimental de LagosEspetaculoISeeYou1EspetaculoISeeYou2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui