Este projeto insere-se na motivação de transformar Tavira e as localidades do concelho num jardim alimentar, oferecendo uma paisagem mediterrânica, dando relevo e importância a uma alimentação saudável, promovendo a melhoria da qualidade de vida na defesa da nossa forma de viver, dando prova da união que o amanhã nos exige.
Este projeto beneficia todos os cidadãos sem exceção: crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, comerciantes, visitantes e cidadãos comuns. Destina-se a qualquer habitante, isoladamente ou em grupo.
Este projeto propõe que se cultive em espaços municipais assumindo instalações diversas com formas e tipos que vão de canteiros a floreiras, caixas e vasos, na via pública, mas que paralelamente incentivam o cultivo de hortas verticais e horizontais em terraços, jardins ou varandas.
Prevê intervencionar zonas públicas e cultivar ao todo cerca de 60 000 exemplares, entre sementes / plantas / arbustos / árvores, assim como instalar compostoras municipais em todas as freguesias do concelho.
Serão fornecidas aos participantes floreiras, alfobres, vasos, caixas, regadores, composto, adubo biológico, ferramentas, sementes, plantas, arbustos e árvores de fruto (exemplo: leguminosas, hortícolas como tomateiras, aboboreiras, cenouras de pau roxo, etc., plantas aromáticas, oliveiras, romãzeiras, parreiras).
Estão planeadas oficinas e sessões de formação e sensibilização sobre planificação e cultivo em modos de produção agro ecológica e sobre os temas do desperdício alimentar, compostagem de resíduos, da eficiência hídrica, pegada ecológica e alterações climáticas, da alimentação saudável e do estilo de vida mediterrânico.
O orçamento participativo previsional da proposta “Jardins Alimentares” é de 33 500€.
Esta rede de jardins alimentares irá fortalecer o sentido de comunidade, valorizar espécies e a paisagem, capacitar a segurança alimentar, possibilitar o reforço do sistema alimentar nas famílias, resgatar formas de convivência e estilo de vida da dieta mediterrânica, fomentar hábitos de alimentação saudável, promover a auto estima de cada cuidador de sementes e dos jardins alimentares públicos e do município em geral.
Convidamos toda a população a interessar-se por este tão importante projeto que irá, e bem, contribuir para minimizar os nefastos efeitos para que esta terrível pandemia do Covid 19 nos arrastou.
Como votar:
-
a) – Via net, no link http://op.cm-tavira.pt/votacao A votação encontra-se aberta até dia 13 de Dezembro de 2020;
-
b) – Dirija-se a um dos seguintes locais em dias úteis: Juntas de Freguesia (09h às 16h), Balcão Único da Câmara de Tavira (09h às 14h30), Biblioteca Municipal (09h30 às 13h);
Podem votar todos os residentes no concelho de Tavira, portugueses ou estrangeiros (com carta de residência ou inscritos no círculo eleitoral de Tavira) .
Para mais informações siga nas redes sociais o movimento de ” Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira”
A sua voz tem grande importância. Vote neste projeto.
CEA Tavira