Associações alertam Governo: é altura de Travar os Danos do Uso Excessivo de Pesticidas

0
470
PesticidasLPN

A saúde dos ecossistemas, das populações e o futuro da agricultura europeia exigem a redução para metade do uso de pesticidas até 2030.

No momento em que se discutem as linhas orientadoras da Política Agrícola Comum para o período 2021 a 2027, é crucial que sejam assumidas medidas eficazes para a diminuição do uso de pesticidas sintéticos. Está em causa a implementação de sistemas de produção agrícola sustentáveis, que permitam alimentar a população europeia e, simultaneamente, melhorar as suas condições de vida. Portugal não poderá ignorar esta oportunidade de transição.

Atualmente, é consensual a urgência em diminuir a dependência da agricultura dos pesticidas sintéticos. O uso excessivo de pesticidas sintéticos é o principal responsável pelo declínio das populações de abelhas e outros insetos polinizadores, com repercussões negativas na sustentabilidade da própria agricultura. O sobreuso de pesticidas tem também efeitos negativos na saúde dos cidadãos, estando demonstrada a sua relação com o aumento da incidência de doenças crónicas1.

A Política Agrícola Comum possui meios financeiros suficientes para apoiar os agricultores nesta transição e esta pode ser vista como a última oportunidade para o fazer até 2030. Segundo Ana Paz da Liga para a Protecção da Natureza, “a redução do uso de pesticidas sintéticos é necessária para uma agricultura que seja a base de ecossistemas vivos e que seja produtiva hoje e no futuro. Agora é a altura de planear a mudança necessária para alcançar a redução de pesticidas em 2030 e melhorar a saúde dos cidadãos.”

Andreia Albernaz Valente da Apis Domus, refere que “O equilíbrio dos ecossistemas naturais e agrícolas depende, em muito, dos insetos polinizadores, dentre os quais as abelhas desempenham um papel fulcral. A eliminação do uso de pesticidas sintéticos que interferem com os sistemas imunitários destes e de outros seres vivos é uma decisão urgente, hoje, para um amanhã saudável.”

Os cidadãos europeus mobilizaram-se pela eliminação gradual do uso de pesticidas sintéticos na iniciativa “Salvar as abelhas e os agricultores” e a Comissão Europeia apresentou recentemente na sua estratégia para a agricultura e alimentação, denominada “do Prado ao Prato”, uma meta de redução de 50% no uso de pesticidas até 2030. Esta estratégia tem de ser posta em prática através de políticas concretas de forma a que os seus objetivos sejam atingidos.

As várias associações nacionais, preocupadas com a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e reunidas na iniciativa europeia “Salvar as abelhas e os agricultores”, Apis Domus, Liga para a Protecção da Natureza, O Mundo das Abelhas, Plataforma Transgénicos Fora, Sociedade Portuguesa de Entomologia e ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, dirigiram uma carta aberta aos ministros da Agricultura e do Ambiente questionando sobre as medidas que estão a ser planeadas, desenvolvidas ou implementadas para atingir a necessária redução de pelo menos 50% no uso de pesticidas até 2030.

LPNPesticidasLPN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.