Dados Pordata – “Dia Internacional das Migrações”

0
418
PordataFFMS

Para assinalar o Dia Internacional das Migrações, que se celebra esta sexta-feira, dia 18 de Dezembro, a Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, elaborou 16 destaques estatísticos sobre o contributo do saldo migratório na dinâmica da população, a evolução e características dos emigrantes e imigrantes, a importância das remessas e o número e composição da população estrangeira a residir em Portugal.

Os dados mostram, por exemplo, que:

  • Entre 2010 e 2019, o país perdeu perto de 300 mil pessoas. 2019 foi o primeiro ano, desde 2010, em que se registou um aumento da população (+ 19.300 face a 2018).
  • Entre 2011 e 2019, quase 1 milhão de pessoas saiu de Portugal (923.327) e, destas, quatro em cada dez (369.536 pessoas) saíram do país de forma permanente (i.e. por um período igual ou superior a um ano).
  • Em 2019 entraram em Portugal, com a intenção de permanecer no país, cerca de 73 mil pessoas, mais 40 mil do que em 2009.
  • Apenas 3% da população empregada em Portugal é estrangeira. No Luxemburgo, são 54% da população empregada. Comparativamente à nacional, a população estrangeira é mais vulnerável ao desemprego. Em 2019, a taxa de desemprego atingiu quase 12% da população activa estrangeira e 6% da população activa nacional.
  • Nos últimos dez anos, as comunidades estrangeiras que mais cresceram, em termos relativos, foram: os nepaleses (25 vezes mais, embora a comunidade não ultrapasse os 17 mil cidadãos), os italianos (6 vezes mais) e os franceses (cinco vezes mais). A comunidade indiana triplicou, enquanto que as comunidades espanhola, chinesa e britânica duplicaram.
  • Entre os dez municípios com maior proporção de estrangeiros no total da sua população residente, oito deles são algarvios. Neste top 10, pelo menos um em cada quatro residentes são estrangeiros nos municípios de Vila do Bispo, Albufeira, Lagos, Odemira, Aljezur, Tavira e Loulé.
  • As remessas de emigrantes atingiram, em 2019, os 3,6 mil milhões de euros, e equivalem a 1,7% do PIB. Portugal é o terceiro país, a seguir à Croácia e à Bulgária, com maior peso de remessas em % do PIB.

https://www.pordata.pt/Portugal/Emigrantes+total+e+por+tipo-21

JLM&APordataFFMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.