É mais uma iniciativa do projeto «Castro Marim (COM) Vida» para combater a solidão, mas sobretudo para promover um ambiente de maior suporte social para os idosos. A iniciativa quer estabelecer um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a.
A iniciativa “2 dedos de conversa” quer «meter a conversa em dia» e colocar voluntários a conversar com idosos isolados do concelho de Castro Marim. O objetivo é combater o isolamento social e geográfico, agora agravado pelo contexto atual de pandemia por Covid-19.
Para já o «Castro Marim (COM)Vida», quer angariar voluntários para conversar com os idosos isolados. Procuram-se participantes (pode ser um vizinho ou um desconhecido), com perfil para lidar com população sénior e com disponibilidade de pelo menos 1 hora por semana. Para inscrição é necessária a consulta do Guião da Iniciativa e o preenchimento online do formulário: https://forms.gle/Q7gCC8XSQyTopem3A . Em alternativa pode dirigir-se à sede da Odiana ou contactar através do telefone 281 531 171.
A atividade funciona através de um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a, sendo que os contactos têm como intuito de proporcionar um contacto regular ao idoso, ou uma palavra amiga, estabelecendo laços que sirvam para quebrar os níveis de isolamento social e atuar numa lógica de promoção do seu bem-estar psicossocial. Na seleção dos seniores castromarinenses, será (entre outras condicionantes referenciadas no Guião da Iniciativa), dada prioridade a idosos que residam sós ou sem redes de apoio, numa situação de maior vulnerabilidade social.
A «2 Dedos de Conversa» é dinamizada pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM)Vida e surgiu numa altura em que os idosos são aconselhados a manter o distanciamento social, já que integram um grupo de risco na pandemia de Covid-19, tornando-se imprescindível arranjar soluções adicionais para combater o isolamento e simultaneamente criar novas dinâmicas de apoio na comunidade.
Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade 8 «Voluntário pelo Idoso Isolado», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Para mais informações consulte o website: www.odiana.pt ou contacte através do correio eletrónico: [email protected] e/ou telefone +351 281 531 171.
Associação ODIANA