A União das Freguesias de Faro, no âmbito da sua política ambiental e de sustentabilidade urbana, está a colocar cinzeiros de pé em alguns pontos da cidade e freguesia de forma a combater e minimizar o número de beatas nas ruas e calçadas da cidade.
Fumar um cigarro e atirar a ponta para o chão é um gesto tão automático que, quem o faz, nem pensa nas consequências que desse ato advêm.
As beatas são um dos principais agentes de sujidade que se pode encontrar nas ruas. Estima-se que em Portugal sejam atiradas para o chão sete mil beatas para o chão por minuto, valores que, segundo Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “são inaceitáveis para uma sociedade que se quer mais sustentável e amiga do ambiente”.
De acordo com a Sociedade Ponto Verde, as pontas de cigarro podem demorar até 10 anos a decomporem-se e durante esse processo libertam mais de 4 mil substâncias químicas que acabam por contaminar o piso das nossas cidades, solos e águas.
Recorde-se que desde do início de setembro que os cigarros, de acordo com a Lei nº88/2019 estão equiparados a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu “descarte em espaço público”, podendo as coimas chegar aos 250 euros.
Por isso, estes equipamentos agora colocados para além de protegerem o ambiente, vão também sensibilizar os cidadãos para que alterem os seus hábitos e comportamentos evitando que joguem as suas beatas para o chão.
UFF