Ao despedirmo-nos de 2020 não podemos deixar de realçar alguns acontecimentos que afetaram diretamente o autocaravanismo e o CPA em particular.
Em março surgiu esta pandemia que nos obrigou a recolher a casa e a alterar profundamente o nosso dia a dia. Daí a não realização do nosso habitual convívio de março. Inicialmente marcado para os dias 13, 14 e 15 em Arruda dos Vinhos, onde iríamos proceder ao ato eleitoral para o triénio 2020/2022 e à apresentação do relatório de atividades e das contas de 2019 e que só pôde ser realizado em Tomar no fim de semana de 25, 26 e 27 de setembro.
Com o Governo a decretar o encerramento de todos os parques de campismo e ASA, o que levou a algumas autarquias a encerrar as ESA nos seus territórios, o CPA e a Asociación Galega de Autocaravanas https://www.cpa-autocaravanas.com/upload/COVID-19.pdf deram a conhecer a sua posição relativamente ao procedimento que deveria ser seguido pelos seus associados e autocaravanistas em geral.
Criaram-se as condições para uma quase total paralisia da circulação das autocaravanas até ao período de verão, onde foi aberta uma pequena janela de liberdade de circulação.
Novamente os governantes, não dialogando com quem tem conhecimentos nesta área, decretaram o fecho de todos os parques de estacionamento de apoio às praias e o estacionamento de todos os veículos nas vias que lhes dão acesso, eliminando a hipótese de podermos frequentar os mesmos locais que os outros cidadãos. A intervenção conjunta dos representantes do autocaravanismo levou a que houvesse um pequeníssimo recuo e fosse dada aos proprietários dos parques de apoio às praias a liberdade de criarem lugares para as autocaravanas. Evidentemente que foi um verdadeiro flop pois sendo os mesmos propriedade de autarcas mal informados, na prática nada se alterou.
Entretanto o CPA e a FPA foram recebidos, em audiência https://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic, no mês de agosto, pela Comissão de Economia, Inovação Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República para exporem as suas preocupações sobre a legislação em curso visando o autocaravanismo.
Passada a época balnear houve nova investida governamental, fortemente influenciada pelos representantes dos parques de campismo que se vangloriaram de tal feito, com o anúncio de incluir no Código da Estrada uma definição de pernoita com a finalidade de acantonar as autocaravanas nos parques de campismo e ASA entre as 21:00 de um dia até às 07:00 do dia seguinte, o que nos levou a emitir o Comunicado 2020-12 – A PERNOITA https://www.cpa-autocaravanas.com/upload/Comunicado.
Aqui chegados, unindo esforços, os representantes dos autocaravanistas filiados reagiram, iniciando um procedimento de contestação que está a correr os seus trâmites e de que daremos notícia assim que houver resultados.
Não podemos deixar terminar este ano sem enviar a todos votos de um 2021 mais promissor no que toca ao estado sanitário da Humanidade, com forte esperança de que iremos vencer o COVID-19, vacinando-nos em massa.
Sejam felizes.
CPA – Presidente Direção