O próximo Conselho de Pais e Professores em Zoom realiza-se no dia 8 de janeiro (sexta-feira), às 21h00, com a professora Sónia Jordão, do Instituto Macrobiótico de Portugal, que vai falar sobre lanches saudáveis e dar algumas receitas que ajudarão as famílias, de uma forma económica e sem perder muito tempo, a preparar os lanches para a escola, com a certeza de que estão a garantir uma alimentação saudável aos seus filhos.
As inscrições podem ser submetidas em https://forms.gle/CJdQiLghjgNryxvC6, sendo posteriormente enviado o link para participação na sessão.
Todas as sessões Zoom dos Conselhos de Pais e Professores são abertas a qualquer família ou professor(a) com interesse nos temas.
A primeira sessão deste novo ciclo de Conselhos de Pais e Professores em Zoom decorreu no dia 7 de dezembro, com o Doutor Nuno Palma, doutorado em Ciências da Educação com investigação no âmbito da atividade física, obesidade e videojogos, e foi dedicada ao desafio de manter as crianças e jovens ativos à medida que a pandemia se estende no tempo. Entre famílias, professores e mediadores, estiveram presentes 116 participantes.
A convicção de que uma família responsável e ativa precisa de uma escola capaz de a compreender, valorizar e responder adequadamente aos seus esforços de colaboração e que, uma escola atenta às necessidades das famílias e interessada em estimular a participação dos pais necessita de famílias envolvidas e cooperantes, levou a EPIS, em 2017, à concetualização do modelo “Conselhos de Pais e Professores”.
Esta iniciativa consiste num conjunto de sessões, idealmente dinamizadas pelo professor titular de turma em colaboração com o mediador EPIS e a rede social local, envolvendo o grupo de todos os pais da turma, para partilha de informação e recursos que facilitem o papel das famílias na promoção da aprendizagem.
O Diretor-geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, refere que «desde 2017, já se realizaram presencialmente mais de 100 sessões, de norte a sul, “juntando à mesa” cerca de 1.900 pais e professores de vários concelhos do País. Em 2020, dada a necessidade de adaptação à nova realidade ditada pela pandemia, a EPIS reinventou o modelo e lançou, em dezembro, um novo ciclo de Conselhos de Pais e Professores em ZOOM, com especialistas convidados para discutir e partilhar ideias sobre temas relevantes para os pais e professores.»
Em 2018, os Conselhos de Pais e Professores mereceram o reconhecimento enquanto Boa Prática Educativa a adotar na Rede de Cidades Educadoras, no âmbito do XV Congresso Internacional de Cidade Educadoras, realizado de 13 a 16 de novembro de 2018, em Cascais, que contou com mais de 600 participantes de cerca de 30 países.
SOBRE A EPIS
A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, tendo escolhido a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar. A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social tem como missão principal apoiar alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário em Portugal, que vivem em contextos socioeconómicos desfavorecidos, com risco acrescido de insucesso e abandono escolar e maior probabilidade de não chegarem ao fim da escolaridade obrigatória concluindo o 12.º ano de escolaridade.
Este ano letivo de 2020/2021, em parceria com o Ministério da Educação, o Governo Regional dos Açores e diversas autarquias em todo o país, a EPIS está a acompanhar 7.575 alunos de todos os ciclos, em 235 escolas de 42 concelhos do continente e 4 ilhas dos Açores, com o apoio de 167 mediadores.
A EPIS é, atualmente, o maior parceiro privado do Ministério da Educação e do Governo Regional dos Açores no combate ao insucesso e abandono escolar. Desde a sua fundação, contou com mais de 427 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em 67 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 35 Autarquias parceiras e 462 escolas de todo o país.
LPM