Foi aprovado o programa base da obra de reabilitação de mais um imóvel adquirido pela Câmara Municipal de Loulé e que fará parte dos fogos previstos no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Concelho de Loulé.
Localizado no coração de Loulé, na Rua Miguel Bombarda, trata-se de um edifício emblemático da cidade, que remonta aos finais do séc. XIX inícios do séc. XX, adquirido pela Autarquia em 2019.
Com esta intervenção pretende-se criar, no piso 1, 3 fogos habitacionais nas tipologias T0, T1 e T2 em duplex, enquanto que o piso térreo destina-se a uma ocupação comercial ou serviços.
Refira-se que este imóvel tem desempenhado, ao longo dos seus quase 90 anos de existência, um papel fundamental para a memória coletiva dos habitantes de Loulé como um marco sociocultural na vivência da cidade pelo que a sua reabilitação ganha uma relevância acrescida do ponto de vista identitário da comunidade louletana.
Relembre-se que, em relação aos projetos para a cidade de Loulé integrados nesta Estratégia de Habitação, a estes fogos que irão nascer neste edifício, vão juntar-se também os 128 fogos previstos para os 8 lotes de terreno, junto à Mina do Sal (Urbanização Clona), para arrendamento apoiado e acessível, assim como outros imóveis no centro histórico de Loulé para reabilitação destinados a este programa de habitação.
Promover a coesão social e territorial e a competitividade e melhorar a qualidade ambiental do habitat são os objetivos estratégicos deste instrumento que tem em vista, até 2030, o apoio direto a 1400 agregados familiares no acesso à habitação.
GAP da CM Loulé