Como lidar com um novo confinamento e manter a saúde mental? Para responder a esta e outras questões que todos fazemos, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) publicou hoje (29), no seu website, o documento “Isolamento com Saúde Psicológica”.
Perante as novas medidas decretadas no âmbito da crise pandémica que vivemos globalmente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, enumerou o top 10 de sugestões para conseguir manter uma boa saúde psicológica durante este segundo confinamento.
A situação que todos vivemos não é fácil, mas a OPP quer transmitir que é essencial perceber que há alternativas para melhor lidarmos nestes momentos. Aqui ficam as 10 sugestões que podem ajudar a ultrapassar alguns sentimentos ou estados de espírito:
- É natural ter sentimentos menos bons. Angústia, tristeza, medo, incerteza, frustração, cansaço e desgaste são normais nesta situação.
- Preencha a Checklist Como me Sinto? Esteja atento e aceite as suas emoções, sentimentos e pensamentos. O nosso humor e motivação podem flutuar – uns dias serão melhores do que outros.
- Saiba mais sobre a sua resiliência. Acredite na sua capacidade para lidar com este desafio. Use ou adapte estratégias que já utilizou para lidar com situações difíceis na sua vida.
- Viva um dia de cada vez. Concentre-se no aqui e agora e naquilo que pode controlar. Realize, por exemplo, atividades diversificadas que sejam tranquilizadoras e lhe deem prazer.
- Reforce as suas relações. É tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a conexão social e relacional com os outros. Expresse os seus afetos, mesmo à distância.
- Partilhe o que sente. Falar com familiares e amigos sobre como nos sentimos e como estamos a experienciar a situação pode ajudar a 6 sentirmo-nos melhor. #FalarAjuda
- Reforce os seus comportamentos pró-saúde e pró-sociais. Do nosso comportamento, empatia e solidariedade depende não só a nossa saúde e a saúde das pessoas de quem gostamos, mas a saúde e o bem-estar de todos. Mantenha o contacto com familiares e amigos que possam estar em situações de maior vulnerabilidade.
- Estabeleça expectativas e objetivos realistas para este período. Respeite o seu ritmo e as suas necessidades, dia-a-dia. Seja flexível e aceite que fará o melhor que puder com as circunstâncias que tem.
- Reduza a consulta de informação sobre a pandemia para apenas uma a duas vezes por dia e em fontes de informação credíveis e atualizadas. Se possível, estabeleça períodos sem telefone, televisão ou outros ecrãs.
- Invista num estilo de vida saudável. Escolha alimentos saudáveis, mantenha atividade física e bons hábitos de sono. Um estilo de vida saudável melhora o humor e a saúde.
A OPP alerta ainda que, no caso de se sentir verdadeiramente sobrecarregado pelos sentimentos e pensamentos ou incapaz de fazer a sua rotina diária, deve pedir ajuda, ligando para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24.
Quem já tinha problemas de saúde psicológica pode ter dificuldades adicionais durante o isolamento e deve consultar o documento Recomendações para Quem tem problemas de Saúde Psicológica, Familiares e Amigos (link em baixo).
No caso de ser vítima de violência doméstica saiba que comportamentos adotar para se proteger e procurar ajuda, aqui:
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/isolamento_com_saude_10_sugestoes_total.pdf
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_saude_psicologica.pdf
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_violencia_domestica.pdf
ADBD