Apesar da Pandemia “LOULÉ NÃO PARA” – Comemorações do 33º aniversário da cidade de Loulé

0
268
LouleAniversario

Loulé celebrou esta segunda-feira, 1 de fevereiro, o 33º aniversário de elevação a cidade. As habituais cerimónias que marcam ano após ano esta data deram lugar a um programa exclusivamente online. 

“Infelizmente este ano não podemos comemorar este dia da mesma forma que comemorámos em edições anteriores, temos que nos adaptar a esta circunstância difícil da pandemia, mas aqui estamos para vos dizer que Loulé é uma terra que tem evoluído muito nos últimos 33 anos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Loulé numa mensagem publicada no Facebook do Município.

A gestão da crise sanitária e socioeconómica tem marcado a ação da Autarquia e dos seus recursos humanos ao longo do último ano. Desde março de 2020, os serviços passaram a funcionar “numa lógica de ajuda às pessoas que foram surpreendidas com este novo vírus, o Município de Loulé tem feito um trabalho muito importante para encarar este problema de saúde pública”. Neste vídeo em que Vítor Aleixo se dirige aos louletanos é elencado um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Loulé no combate à COVID-19.

Na área da saúde são referidas medidas ligadas à criação de equipamentos de apoio à prevenção e combate à SARS-Cov2, como a área dedicada a doentes respiratórios de Loulé (ADR), as zonas de apoio à população (ZAP) ou a implementação do Drive-Thru no Estádio Algarve, pioneiro na região. Destaque também para as ações de rastreio com a testagem em massa em lares e escolas do concelho.

Em termos sociais, no vídeo onde o presidente da Autarquia faz um balanço do último ano, constam também alguns dos importantes instrumentos de apoio à população neste contexto pandémico. De realçar, a criação das linhas telefónicas Loulé Solidário, Apoio Médico Escolar (AME) e Educação Solidária, o apoio alimentar através do refeitório social e da entrega de cabazes e ainda a utilização do programa georeferência para verificar as necessidades da população isolada do interior do concelho durante o período de confinamento.

As vicissitudes desta pandemia para a economia local também não foram esquecidas e o presidente Vítor Aleixo sublinhou, neste dia de aniversário da cidade, o conjunto de respostas de apoio ao tecido empresarial desenvolvidas pelo Município, nomeadamente às micro, pequenas e médias empresas, em complemento com as medidas governamentais. Deste programa fazem parte iniciativas como a isenção de rendas e taxas municipais, o aumento da zona de esplanadas, a supressão do estacionamento pago, a gratuitidade dos transportes públicos urbanos e ainda as campanhas para estimular o comércio como “O Comércio sempre Aberto” ou “Do Restaurante à Janela do Táxi”.

Mas nesta mensagem, o autarca quis transmitir também a ideia de que, apesar das restrições e da nova realidade que o COVID-19 trouxe, o Município não tem parado o trabalho em termos de investimento público. “No último ano conseguimos concretizar um conjunto de obras públicas municipais que são muito importantes para a requalificação e o futuro da nossa cidade”, realçou. É o caso da reabilitação profunda de que foi alvo a Rua Humberto Pacheco (artéria de acesso ao Cemitério), a remodelação da Rua Frei Joaquim de Loulé (artéria que faz a ligação entre a rotunda aos combatentes e a zona nascente da cidade), a criação do CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, a segunda fase o Parque Municipal, a criação do Parque de Estacionamento de acesso gratuito na zona da Cássima ou a reabilitação de espaços públicos na Urbanização Mira Serra.

Quanto aos desafios que se colocam à cidade no futuro, o responsável municipal frisou o trabalho realizado com vista à adaptação às alterações climáticas, à transição energética e à gestão sustentável da água.

“Iremos continuar a trabalhar para todos, com os olhos postos no futuro, e sempre com o grande sentido daquele que é o nosso presente”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Loulé.

De referir que o 33º aniversário de Loulé ficou marcado também pela celebração dos 10 anos da reabertura do Cineteatro Louletano que marcou um momento de viragem na vida deste Cineteatro e na sua programação pelo que o pianista Mário Laginha voltou a pisar este palco, ao lado de Bernardo Moreira e Alexandre Frazão, para celebrar a cultura em Loulé. Um momento especial que foi acompanhado em streaming, através do YouTube do Município.

GAP da CM LouléLouleAniversario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui