A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa, acabam de assinar um protocolo de cooperação que consiste em desenvolver e apresentar propostas de suportes de comunicação sobre o Enfarte Agudo do Miocárdio nas mulheres, um tema que se insere no âmbito da campanha Cada Segundo Conta.
“Acreditamos que é importante formar o futuro dos profissionais de comunicação para este que é um problema que causa mais mortes. Não obstante, esta parceria com a ESCS é mais um contributo para a prevenção do Enfarte Agudo do Miocárdio. Fatores como a hipertensão, a dislipidemia, a diabetes, a menopausa, o tabagismo e o sedentarismo, contribuem para o aumento do risco de desenvolver esta doença”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.
Para André Sendin, presidente da ESCS, “Este projeto conjunto demonstra o compromisso que assumimos, não só para com os alunos, como também para com o nosso propósito de formar e educar. Este desafio permitirá que os alunos, do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, no âmbito da unidade curricular «Comunicação no Interesse Público», desenvolvam as suas capacidades e estabeleçam uma relação com a realidade do mercado de trabalho ao realizarem suportes de comunicação para uma campanha nacional de consciencialização”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2017 morreram 1917 mulheres com enfarte agudo do miocárdio. A obstrução das artérias do coração por placas arterioscleróticas pode manifestar-se de várias formas, que vão desde dor no peito em esforço, a enfarte agudo do miocárdio e, até mesmo, a morte súbita.
Promovida pela APIC, a Campanha “Cada Segundo Conta” tem como objetivos promover o conhecimento e a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas; e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce. Para mais informações sobre esta campanha consulte www.cadasegundoconta.pt
Sobre Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC)
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte: www.apic.pt
Sobre a ESCS
A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), assume-se como Escola de Comunicação líder em Portugal, assentando a sua missão em três pilares: Investigação, Ensino e Aprendizagem e Serviço e Valor à Comunidade. A Escola ministra quatro cursos de licenciatura e quatro de mestrado nas áreas do Audiovisual e Multimédia; do Jornalismo; da Publicidade e Marketing; e das Relações Públicas; e outros cursos de pós-graduação. Está, ainda, associada, em protocolo com o ISCTE/IUL, ao curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Para mais informações, consulte: www.escs.ipl.pt.
Miligrama