EPIS promove Sessão para Alunos sobre a Vocação de Professor

0
238
EPISInclusaoSocial
  • Encontros digitais EPIS para pais, professores e alunos durante o confinamento já ultrapassam os 500 participantes por sessão.

A EPIS realiza na próxima segunda-feira, dia 8, às 16h00, a sessão “Global Vocações – Eu quero ser professor”, destinada a alunos com interesse em seguir a carreira docente. Contará com a participação de três professores de níveis de ensino distintos: uma educadora de infância, uma professora do ensino básico e um professor universitário que irão partilhar a sua experiência e falar sobre os desafios da profissão dado o momento atual. As inscrições podem ser submetidas em https://forms.gle/4W1JJ8CBGAxK6Zib8, sendo posteriormente enviado o link para participação na sessão. 

Esta é a primeira iniciativa integrada nos dois novos programas da Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, que consistem em formatos digitais de voluntariado para promover o desenvolvimento dos alunos através da orientação vocacional e profissional, da cidadania e da cultura universal. Até março, a EPIS prevê realizar 1 a 2 sessões por semana.

O programa «Global Vocações» está aberto a todos os jovens e vai realizar-se em duas modalidades: nas sessões “Eu quero ser” serão promovidos debates sobre diferentes áreas e vocações profissionais; e em “Histórias com História” serão discutidos temas universais. Já o programa «60 Minutos Especiais» é destinado, em particular, a jovens com deficiência e às suas famílias, professores e técnicos especializados, com foco em temas relevantes no que respeita ao apoio, bem-estar, orientação, formação e inserção profissional.

Em 2020, todos os programas da EPIS migraram do formato presencial para o formato digital, o que possibilitou que todos os alunos acompanhados pela Associação, distribuídos por 42 concelhos do continente e por 4 ilhas dos Açores, tenham passado a beneficiar dos programas de voluntariado em 2021, com o apoio das empresas parceiras.

A EPIS promove também sessões Zoom abertas à comunidade – Conselhos de Pais, Professores e Alunos – desde dezembro do ano passado, tendo já sido abordados temas como a importância do exercício físico no período de confinamento, a preparação de lanches saudáveis ou literacia financeira. No passado dia 2 de fevereiro, a sessão dedicada à responsabilidade de cada um no combate à pandemia contou com mais de 500 participantes entre pais, professores e alunos.

«Nesta nova etapa de confinamento geral, com a aprendizagem de 2020, em que migrámos os programas de promoção do sucesso escolar para formatos digitais, a EPIS está a fazer um importante esforço para se manter sempre em proximidade com os seus alunos, famílias e professores. Desde o início, estas sessões digitais já contaram com a presença de cerca de 1000 participantes», refere Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS.

LPMEPISInclusaoSocial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.