EPIS promove Sessão para Alunos sobre a Vocação de Professor

0
231
EPISInclusaoSocial
  • Encontros digitais EPIS para pais, professores e alunos durante o confinamento já ultrapassam os 500 participantes por sessão.

A EPIS realiza na próxima segunda-feira, dia 8, às 16h00, a sessão “Global Vocações – Eu quero ser professor”, destinada a alunos com interesse em seguir a carreira docente. Contará com a participação de três professores de níveis de ensino distintos: uma educadora de infância, uma professora do ensino básico e um professor universitário que irão partilhar a sua experiência e falar sobre os desafios da profissão dado o momento atual. As inscrições podem ser submetidas em https://forms.gle/4W1JJ8CBGAxK6Zib8, sendo posteriormente enviado o link para participação na sessão. 

Esta é a primeira iniciativa integrada nos dois novos programas da Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, que consistem em formatos digitais de voluntariado para promover o desenvolvimento dos alunos através da orientação vocacional e profissional, da cidadania e da cultura universal. Até março, a EPIS prevê realizar 1 a 2 sessões por semana.

O programa «Global Vocações» está aberto a todos os jovens e vai realizar-se em duas modalidades: nas sessões “Eu quero ser” serão promovidos debates sobre diferentes áreas e vocações profissionais; e em “Histórias com História” serão discutidos temas universais. Já o programa «60 Minutos Especiais» é destinado, em particular, a jovens com deficiência e às suas famílias, professores e técnicos especializados, com foco em temas relevantes no que respeita ao apoio, bem-estar, orientação, formação e inserção profissional.

Em 2020, todos os programas da EPIS migraram do formato presencial para o formato digital, o que possibilitou que todos os alunos acompanhados pela Associação, distribuídos por 42 concelhos do continente e por 4 ilhas dos Açores, tenham passado a beneficiar dos programas de voluntariado em 2021, com o apoio das empresas parceiras.

A EPIS promove também sessões Zoom abertas à comunidade – Conselhos de Pais, Professores e Alunos – desde dezembro do ano passado, tendo já sido abordados temas como a importância do exercício físico no período de confinamento, a preparação de lanches saudáveis ou literacia financeira. No passado dia 2 de fevereiro, a sessão dedicada à responsabilidade de cada um no combate à pandemia contou com mais de 500 participantes entre pais, professores e alunos.

«Nesta nova etapa de confinamento geral, com a aprendizagem de 2020, em que migrámos os programas de promoção do sucesso escolar para formatos digitais, a EPIS está a fazer um importante esforço para se manter sempre em proximidade com os seus alunos, famílias e professores. Desde o início, estas sessões digitais já contaram com a presença de cerca de 1000 participantes», refere Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS.

LPMEPISInclusaoSocial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.