O convite enviado a 450 escolas e a abertura das inscrições on-line, no início de fevereiro de 2021, marcam o arranque da primeira edição das Olimpíadas do Turismo, iniciativa competitivo-didática da SFORI com o apoio da Escolas Turismo de Portugal, para sensibilizar os jovens do 8º e 9º ano de escolaridade sobre opções de empregabilidade na área do Turismo, apostando numa abordagem inovadora.
Com o objetivo assumido de promover a oferta formativa e as opções oferecidas em Portugal, no setor do Turismo, as Olimpíadas do Turismo focam-se na população com idades entre os 13 e 14 anos: é nesta altura que Estudantes e Educadores ponderam as opções de instrução do ensino secundário e avaliam a oferta específica na área do Turismo, como nas Escolas Turismo de Portugal. Tudo isto, num período histórico em que estas competências profissionais se afiguram essenciais para o setor do Turismo, na recuperação após-pandemia!
Alexandre Real, Partner da SFORI, sublinha que «as Olimpíadas do Turismo vão decorrer em ambiente 100% digital, devido às restrições em vigor pela pandemia COVID-19 e pelas competências conferidas pelos recursos e ferramentas virtuais disponíveis na Internet. As equipas, formadas por dois ou três Estudantes, de escolas ou grupos de amigos, são desafiadas para se inscreverem e participar, de forma 100% gratuita, em todas as fases competitivas até à final em maio, apenas e exclusivamente pela Internet!».
O Partner Fundador da SFORI destaca ainda «a aposta feita na “gamificação”, por ser recurso bastante conhecido das redes digitais onde se movem os jovens destas idades, outra mais-valia da proposta das Olimpíadas do Turismo. O desafio competitivo ajuda a trabalhar em equipa virtual, a melhorar a comunicação, a gestão de tarefas e o desenvolvimento das competências comportamentais dos jovens – sempre úteis pela vida fora, estejam ou não ligados profissionalmente ao Turismo no futuro!».
Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal, reforça a relevância desta iniciativa, numa altura em que é essencial continuar a cativar os jovens para estudar turismo, preparando-os para serem os futuros empreendedores e os futuros profissionais, com novas competências em domínios como o digital, a sustentabilidade e a inovação.
“Hoje, como nunca, precisamos de jovens que se apaixonem pelo turismo, que queiram ser atores numa mudança em curso, que se qualifiquem para responder às novas exigências, em que a qualidade do nosso serviço terá que ser muito maior, ainda mais focada nos clientes e capaz de maximizar os nossos atributos naturais. Assim, apesar que realizada em ambiente totalmente virtual, força das circunstâncias de vivemos, esta iniciativa é essencial para enamorar os jovens pelo turismo, para lhes mostrar o quão gratificante é este setor, cuja missão é fazer as pessoas felizes”.
As Olimpíadas do Turismo são um evento formativo desenvolvido pela SFORI, com simulação de situações alusivas à realidade organizacional quotidiana do setor do Turismo e recurso a desafios práticos. Abordam-se questões técnicas, de forma integrada e implícita, com dinâmicas de grupo (teambuilding) que permitem às equipas progredirem e desenvolverem novas atitudes, conhecimentos e competências, em ambiente de desafio competitivo.
As Olimpíadas do Turismo terão duas fases de participação: a fase pré-eliminatória, de momento alto no dia 20 de abril, com o Mobile Challenge, e a grande final, no dia 4 de maio.
Mais informações (Regulamento, Prémios) em: https://www.olimpiadasturismo.pt/
Unimagem