SB de Alportel | Plano Municipal de Apoio ao Associativismo São-brasense Reforçado em 2021

0
432
AssociativismoSBA1

Em contexto de pandemia, reconhecimento a relevância do movimento associativo como um dos motores essenciais da vida da comunidade, o Município de São Brás de Alportel criou um apoio extraordinário para auxiliar as associações locais, que precisam de adotar medidas de prevenção do contágio e proteção dos seus utentes, funcionários e colaboradores na retoma das suas atividades no decurso deste ano.

Em 2021, o associativismo são-brasense conta com um investimento municipal de quase meio milhão de euros.

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião de câmara do passado dia 22 de dezembro, o Plano Municipal de Apoio ao Associativismo para o ano de 2021.

Um plano que dá continuidade à política de apoio às associações desportivas, culturais, recreativas, sociais e de apoio à economia que desenvolvem a sua atividade no concelho; e que procura corresponder às necessidades e desafios do contexto atual.

Neste contexto, atendendo ao impacto negativo que a pandemia provocada pelo coronavírus COVID-19 tem vindo a ter a nível económico, social e cultural, o plano contempla um conjunto de medidas excecionais para contribuir para o equilíbrio financeiro e para a sustentabilidade das associações do concelho até que seja possível retomar a normalidade, com as necessárias e exigente adaptações.

O Plano Municipal de Apoio ao Associativismo são-brasense para 2021 conta com um orçamento global superior a 457 mil euros, o que representa um aumento de cerca de 5% face ao valor previsto para 2021.

Nesta edição, o Plano integra o estabelecimento de protocolos de colaboração com 21 associações, ou seja, mais duas associações do que na edição de 2020.

No total, serão assinados 21 contratos protocolos de cooperação e/ou contratos-programa de desenvolvimento desportivo, com especial destaque para a área do desporto e cultural, mas também para as áreas da proteção civil e proteção animal.

“No contexto da pandemia provocada pelo COVID-19 que está a gerar uma das maiores crises da história, se os Municípios não assumirem as suas responsabilidades no apoio às comunidades, nomeadamente às associações locais, arriscam-se a que, quando tudo passar, muitas destas possam ter encerrado a sua atividade, o que devemos evitar a todo o custo”, refere o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro.

GI da CM SBAAssociativismoSBA1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.