Loulé | Cineteatro faz “Take-Away” de Cultura em Março

0
370
CulturaMarcoLoule1

Face à decisão do Governo de prolongar o confinamento e à impossibilidade de abrir ao público, o Cineteatro Louletano vai avançar – tal como já o fizera em 2020 – com programação online em março, de acesso universal e gratuito.

A “telecultura” arranca com “Coração Negro”, de Rosa Coutinho Cabral, estreando assim a rubrica “Cinema às quintas”, com o apoio do Loulé Film Office e curadoria de Rui Tendinha. O ciclo propõe filmes maioritariamente portugueses a cada quinta-feira de março, sessões que podem ser vistas sem pagar bilhete, através da página do Facebook do Cineteatro Louletano, entre as 20h00 e as 24h00.

A programação online também vai dar música aos telespectadores, sons e imagens que vão viajar na rede de novo através do Facebook. É o caso dos Allcante, no sábado, dia 6, às 17h00. Um grupo que, como o próprio nome indica, se dedica sobretudo ao cante e às modas alentejanas, elevando as tradições de uma arte que é não só tradição mas também classificado como património imaterial da Humanidade pela UNESCO. O “All” é de Alentejo, mas também de Algarve, de onde são originais alguns dos elementos da banda.

Sábado ainda, dia 6, projeto made in Algarve: Elephant Woman. A banda foi criada por Crestin Razvan, no baixo e voz, que se juntou mais tarde a Mariana Ribeiro, vocalista principal. David Pinto nas guitarras e Davide Nascimento na bateria, juntamente com Miguel Guerreiro nas teclas, compõem o “resto do Elefante”. The Elephant Woman nasceu em 2020, percorre diversos géneros musicais e promove o sentimento citado pela poesia lírica.

Também na música mas a 8 de março, às 19h00 os Grafonola Voadora regressam ao palco do CTL, com Napoleão Mira, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, e a 20 de março é a vez de um outro repetente, desta vez em versão quinteto, a Orquestra de Jazz do Algarve, pelas 19h00. Concertos para ver e ouvir online.

Por fim, mas não menos importante, lugar ao teatro, até porque em março se celebra o seu Dia Mundial.

A 13, estreia em Loulé da peça “Antes”, de Pedro Penim, pelo Teatro Praga. Uma peça a não perder, que antes da pandemia, já viajou por Paris, Barcelona e Istambul. “Antes” é uma pequena jóia da nova dramaturgia portuguesa, que aborda com ironia e humor a sensação de saudade, o apego ao passado. O encenador confronta um tiranossaurus rex e um psicanalista pós-moderno num diálogo hilariante e amargo que oferece “alimento para o pensamento” sobre o futuro das nossas civilizações.

O mês termina também com – e sobre – teatro. A 27, às 17h00, Ricardo Neves-Neves, encenador, dramaturgo e ator, traz-nos uma mensagem televisionada a assinalar o Dia Mundial do Teatro. E não ficará a falar sozinho. Às 19h00, juntam-se-lhe a Ao Luar Teatro, Figo Lampo, Folha de Medronho e Mákina de Cena, que também nos trazem mensagens a propósito deste dia tão especial, fechando assim a programação neste mês que antecipa – em casa – a Primavera.

Recorde-se que o Cineteatro é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

GAP da CM LouléCulturaMarcoLoule1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.