AMAL selecionada para Projeto com Brasil

0
259
AMALProjetoBrasil

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL é uma das 12 entidades portuguesas selecionadas para participar no projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade”. É a única CIM do país que irá integrar esta iniciativa.

O projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade” (https://inovajuntos.cnm.org.br/) visa responder à necessidade de fortalecimento da capacidade das autoridades locais para a implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas. Em simultâneo, pretende promover-se a inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: i) desenvolvimento económico; ii) desenvolvimento regional e consórcios; iii) cidades verdes e mudanças climáticas; iv) espaços inclusivos de inovação cultural e social.

A AMAL, cuja proposta consiste na partilha da metodologia participativa de elaboração do PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve, enquanto instrumento de gestão do território, é uma das 12 entidades portuguesas selecionadas para integrar o processo de cooperação tripartida do projeto.

“Inova Juntos” tem como objetivo mapear as melhores práticas de gestão dos territórios, em contextos de progressiva complexidade, e criar um espaço de cooperação que permita a sua partilha e socialização entre decisores políticos e quadros técnicos das instituições.

A seleção dos municípios brasileiros já começou, tendo a Confederação Nacional de Municípios do Brasil a missão de selecionar 20, num universo de várias dezenas de candidaturas. A esses juntar-se-ão mais 8 governos locais de outros países latino-americanos. Concluído este trabalho, terá início o processo de cooperação, tendo em vista criar uma montra das melhores práticas de desenvolvimento urbano integrado, a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

As entidades parceiras do projeto “Inova Juntos”, financiado pela União Europeia, são a Confederação Nacional dos Municípios do Brasil, o Centro de Estudos Sociais e Associação Oficina.

Informação complementar:

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve está alinhado com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. O seu principal objetivo é dotar os 16 municípios da região de estratégias municipais e intermunicipais de adaptação às alterações climáticas. No decurso da implementação deste plano, a AMAL foi uma das entidades responsáveis pela elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, estando agora a trabalhar na preparação de um programa de ação.

A inovação deste plano deve-se, por um lado, ao facto de ter sido utilizada a ferramenta ADAM – Apoio à Decisão em Adaptação Municipal – desenvolvida pela equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e, por outro, ao seu âmbito intermunicipal, dado que abrange toda a região do Algarve, podendo, assim, servir de referência para a elaboração de outros planos municipais, apresentando um elevado grau de replicabilidade.

Este plano apresenta uma forte relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6, 7, 11, 12 e 13, com o princípio da sustentabilidade ambiental da Nova Agenda Urbana e, ainda, com os valores da boa governação.

WLPAMALProjetoBrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.