Solta-Mente: Sobre Areia e Água

0
559
AreiaAguaSoltaMente

Isto de ser algarvio exige muita paciência. Essa história de termos de pagar os projectos de requalificação para a água no Algarve, enquanto pagamos sem bufar os projectos de outras regiões, planos esses, dos quais nem beneficiamos, ou é bem contada, ou dá asneira. Seria bom que fosse bem explicadinho.

Vamos ser a região mais afectada pela crise pandémica. O desemprego já grassa. O nosso maior, mais dinâmico e quase único sector económico está fechado, despejando inúmeras famílias na incerteza e no desemprego. Há que seguir políticas que sirvam as pessoas comuns, reais, ou para nada servem. E se não servirem, então, é trabalho para o boneco, ou para si próprio/a. Nenhuma das duas me parece bem.

Há que perceber o que raio se passa mesmo aqui. Porque foi criada uma plataforma que une associações ambientais, entre outras e que está contra? Que consequências ambientais terá a dessalinização? Estamos de acordo com isso? E porquê só os algarvios pagam? Os tempos de seca são da nossa responsabilidade? Esqueçam lá se o golf vai pagar menos ou mais, que isso são achas para uma fogueira desunida. O que quero saber é: vai resolver o problema? Dizem que não, mas parece que vai ser caro mesmo assim… e ambientalmente caro também. E será verdade que é outra A22 (dinheiros públicos para exploração privada e… água mais cara para toda a gente, sem resolver problema nenhum)? Parece-me interessante. Onde estão os algarvios?

Os jogos de areia são pueris e perigosos. Aprendi em pequena que para lançar um punhado da mesma a outrem, não convém estar contra o vento. Sejamos o vento… e não uivos de casuais e desunidas lamentações nas redes sociais que não assobiam em lado algum senão nas carteiras vazias. Paremos de ver as imagens de vacinação em “loop” repetido de notícia sem sumo e olhemos para o Algarve. Porquê? Como? A quem? Para quem? E porque temos de pagar? Quem está contra? E a favor? E porquê? Informemo-nos para perceber e discuta-se isto a preceito, sem meter água, sem mandar areia.

Selma NunesAreiaAguaSoltaMente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.