- Biojam Holding Group é parceiro estratégico no combate à COVID-19 em empresas, autarquias e instituições de ensino
- A empresa aposta em inovadoras soluções de diagnóstico, baseadas em testes rápidos de saliva e outros
- DGS recomenda a utilização de testes rápidos de antigénio nos concelhos com incidência cumulativa a 14 dias superior a 480/100.000 habitantes
As novas normas que reforçam as medidas para controle da pandemia COVID-19, alargando a utilização de testes rápidos de antigénio em Portugal, entraram em vigor a 15 de fevereiro, mas há muito que fazem parte daquilo que é a estratégia da Biojam Holding Group. Tendo por base a recente actualização da Norma 019/2020 da Direção Geral de Saúde (DGS), é recomendável a realização de testes à COVID-19 a cada 14 dias em escolas, prisões, fábricas, construção civil e outros espaços ou atividades de elevada exposição social, nos concelhos com incidência cumulativa a 14 dias, superior a 480/100.000 habitantes, ou seja, nos concelhos que se encontrem em risco muito elevado e extremamente elevado.
Para Carlos Monteiro, CEO da Biojam, esta é uma medida há muito aguardada. Quando em meados de setembro lançou os testes rápidos no mercado português, fê-lo convicto que estes constituíam uma importante ferramenta de apoio à economia, tendo defendido que “os testes rápidos de antigénio constituem a opção mais rápida e económica para as empresas que pretendam testar os seus colaboradores, combatendo assim o impacto económico e social associado à abstinência laboral imposta pelos períodos de quarentena. Desta forma as empresas podem manter a sua actividade normal ao mesmo tempo que garantem a segurança de todos os colaboradores”.
Mais de 25 mil testes de saliva vendidos em Portugal
Atualmente, a Biojam é responsável pelo fornecimento de instituições de saúde e parceiro de empresas, estabelecimentos de ensino e autarquias que têm vindo a apostar no controlo da pandemia através de serviços de testagem regular, prestados pela Biojam. Com uma clara aposta nos mais inovadores sistemas de diagnóstico, como é o caso dos testes rápidos de saliva que já se encontram a ser utilizados de forma massiva em países como Áustria, Luxemburgo, Coreia do Sul, Itália, Espanha e Alemanha onde são amplamente utilizados e recomendados pela Cruz Vermelha Alemã. Em Portugal a Biojam já vendeu mais de 25 mil testes, tendo sido a maior parte destinada a empresas, autarquias e escolas que procuram as melhores soluções numa fase em que se começam a traçar planos de desconfinamento.
De uma forma mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, os testes rápidos de saliva permitem detectar, em apenas 10 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de COVID-19. Com explica Carlos Monteiro, “a realização dos convencionais testes de antigénio, apesar de constituírem um processo rápido, não deixam de exigir uma técnica muito especializada na recolha da amostra e serem muito desconfortáveis, sobretudo para crianças, adolescentes e até adultos com sensibilidade ao método da zaragatoa. Além disso têm sido muito úteis em escolas, empresas e autarquias na medida conseguimos eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”.
Além das unidades parceiras de testagem existentes em Lisboa, Porto, Guimarães, Coimbra, Vila Real e Faro, onde é possível realizar todo o tipo de testes, incluindo os de saliva, a BioJam disponibiliza ainda, para todo o pais, profissionais de saúde para a realização de ações de testagem em empresas, escolas, lares, grupos desportivos, entre outros, garantindo uma rápida resposta na eliminação de possíveis cadeias de contágio.
Aberto a toda a população, o posto de testagem de Faro encontra-se a funcionar no Instituto da Longevidade do Algarve, no Mercado Municipal de Faro, Loja 10-11, mediante marcação através da plataforma disponibilizada em www.biojam.pt/marcacao-testes-antigenio-covid-19
Sobre a BioJam Holding Group
A Biojam é uma empresa farmacêutica de referência na Península Ibérica que aposta em medicamentos diferenciados, com uma componente de inovação muito forte. A empresa destaca-se na inovação nas áreas de Anestesiologia, Hematologia Oncológica Pediátrica, Farmácia Hospitalar, Enfermagem Perioperatória, Nutrição Parentérica e Medicina Física e de Reabilitação.
Multicom