O presidente da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade), José Ruivinho Brazão, apresentará uma conferência, a 17 de abril próximo, sobre “A Mulher e a Expressão dos Afetos no Cancioneiro Popular de Albufeira e Loulé.” Esta iniciativa terá lugar no âmbito do 6.º Ciclo de Conferências “Vozes na Primavera”, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a Biblioteca e o Centro de Estudos Ataíde de Oliveira da Universidade do Algarve (UAlg).
José Ruivinho Brazão é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Portuguesa (especialidade Literatura Portuguesa Medieval), e um estudioso incansável da literatura tradicional oral popular desde a década de 60, na região do Algarve.
“A mulher no cancioneiro tradicional português” é um trabalho que nasce do seu objeto de estudo na oralidade com incidência na obra “Cancioneiro Tradicional Português”, publicado pela APEOralidade, em finais de 2019. Com cerca de duas mil quadras, recolhidas nos concelhos de Albufeira e Loulé, esta obra coloca em destaque a mulher e a expressão dos afetos.
As participações deste ciclo de conferências, que decorrerão entre os dias 27 de março e 15 de junho, através da plataforma Zoom:
(https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82404896790) prometem uma viagem pela literatura oral, na primeira pessoa, por especialistas do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira.
APEOralidade