Almargem promove Capacitação de Agentes Turísticos em Monchique para Caminhada

0
336
ViaAlgarviana1

A Associação Almargem arranca este mês de março com o programa de capacitação “Preparar Monchique para o produto Walking, dedicado a empresas do setor turístico com incidência em Monchique. Estas ações, gratuitas para os participantes, pretendem qualificar unidades de Alojamento e Empresas de Animação Turística, com sede ou atividade no concelho de Monchique, para o produto de caminhada, um dos segmentos do turismo de natureza em expansão.

A Almargem, enquanto entidade gestora da Grande Rota Pedestre GR13 – Via Algarviana e de uma rede de percursos pedestres complementares implementados neste território, pretende contribuir, com estas ações de capacitação, para o posicionamento de Monchique como um destino de excelência para o turismo de Walking, reconhecendo a realidade dos públicos internacionais com grande procura por este segmento turístico, mais concretamente dos mercados da Alemanha, Áustria, Suíça, Países Baixos e Bélgica.

As ações dividem-se em duas etapas: numa primeira fase, os participantes têm acesso a sessões informativas online, orientadas para as boas práticas aplicadas a esta atividade turística, passando posteriormente por ações de coaching sectorial, para levantamento das potencialidades existentes e estruturação da oferta. O programa, que se prevê que decorra até maio, será executado pela A2Z Tourism Consulting, que conta com uma vasta experiência no contacto com os clientes neste tipo de produto e mercados.

A primeira sessão online acontece no dia 23 de março, às 11h00, via ZOOM. Esta sessão de enquadramento do projeto e dos mercados de procura, com abertura a cargo de João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, contará também com os contributos de Anabela Santos, da Associação Almargem, Luís Coelho, da A2Z Tourism Consulting, e de Inês Almeida Garrett, Dagmar Paul e João Rodeia, do Turismo de Portugal.

Dado o número limitado de vagas disponíveis para o programa de coaching sectorial, com capacidade para 20 unidades de alojamento e 10 empresas de animação turística, será necessária uma pré-inscrição, disponível a partir desta quinta-feira, dia 11, e até dia 26 de março. Conforme o número de inscrições recebidas, a organização poderá ter de aplicar alguns critérios de seleção, entre estes, a proximidade de trilhos pedestres existentes no concelho, a dimensão do alojamento e da atividade da empresa de animação turística em Monchique. O formulário de inscrição e a informação detalhada sobre as ações estão disponíveis no website da Via Algarviana, em www.viaalgarviana.org

As ações de capacitação “Preparar Monchique para o produto Walking” estão enquadradas na candidatura “Revitalizar Monchique – o Turismo como Catalisador”, aprovada e financiada pelo Turismo de Portugal, ao abrigo do programa RegFin. Este projeto, submetido após o incêndio que, em 2018, afetou gravemente os concelhos de Monchique e Silves, é coordenado pela Região de Turismo do Algarve e promovido conjuntamente pela Associação Turismo do Algarve, pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e pelo Município de Monchique. As ações previstas visam o fortalecimento da atratividade de Monchique ao nível do turismo de natureza, cultural e criativo, reforçando a sua oferta em termos de percursos pedestres e experiências criativas, envolvendo os agentes locais e valorizando o território e a economia local.

Ao abrigo deste projeto, a Associação Almargem tem promovido várias iniciativas, desde 2019. Arrancou com uma ação de voluntariado para pinturas de sinalização de parte do setor 10 da GR13 – Via Algarviana, entre Picota e Foz dos Barreiros, atingido pelo incêndio, concluindo os trabalhos de remoção da sinalética ardida e colocação da nova sinalética nos setores 9 e 10 da Grande Rota no passado mês de novembro de 2020. Está prevista também a implementação de 5 novos percursos pedestres no concelho de Monchique, que se pretende que fique concluída no decorrer deste ano.

Associação AlmargemViaAlgarviana1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui