Lagos vai poder contar com Estação Sísmica

0
409
EstacaoSismicaLagos

A Câmara Municipal de Lagos (CML) acaba de celebrar um protocolo com a Universidade de Évora, tendo em vista a instalação de uma estação sísmica, a localizar em território rural concelhio. O local para a instalação da infraestrutura situa-se na Mata Nacional de Barão de São João e ocupará uma área com cerca de 8 metros quadrados.

O principal objetivo do protocolo é aumentar a cobertura territorial do sistema de alerta precoce para sismos, através da deteção, com grande rapidez, da ocorrência de sismos e identificar as respetivas características. A localização e a magnitude são os principais dados através dos quais é possível desencadear algumas medidas de segurança automática em situações críticas, minimizando a destruição associada a eventos desta natureza.

O projeto é desenvolvido através do Instituto de Ciências da Terra (ICT), uma unidade de investigação da Universidade de Évora (UÉ), e está integrado no projeto EMSO-PT – European Multidisciplinary Seafloor and water column Observatory, que tem como propósito principal densificar o número de estações sísmicas em terra, melhorando a rede de monitorização sísmica nacional, permitindo a criação de um sistema de alerta precoce para sismos.

As novas estações sísmicas, além de estarem ligadas ao ICT da UÉ estarão também ligadas à rede sísmica nacional coordenada pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A celebração deste protocolo prevê também a conjugação de esforços entre as entidades com vista à disponibilização ao município, em tempo real, de todos os registos sísmicos obtidos na estação.  

Esta é mais uma colaboração que reflete a atenção que Lagos vem atribuindo às questões da prevenção de riscos sísmicos e de tsunamis.

Desde a publicação, em 2006, do precursor Estudo de Risco Sísmico no Centro Histórico de Lagos, trabalho dirigido pelo Prof. Luís Mendes Vítor, têm sido múltiplas as parcerias e os projetos em que o Município tem estado envolvido com o objetivo de aumentar a resiliência da população residente e turística e melhorar a resposta coletiva perante eventuais situações críticas decorrentes deste tipo de ocorrências.  

SC da CM LagosEstacaoSismicaLagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.