Pelo terceiro ano consecutivo, a Caixa Geral de Depósitos atribui os Prémios Caixa Mais Mundo, no valor de 150.000 €, reconhecendo o mérito escolar dos alunos admitidos através do concurso nacional de acesso no ano letivo de 2020/2021, a nível nacional, em Instituições do Ensino Superior e Profissional, que têm protocolo com a Caixa.
Num ano marcado pela pandemia, em que as desigualdades sociais tendem a agravar-se, a Caixa aumenta o número de premiados para 150 estudantes com prémios no valor de 1.000€, criando oportunidade para que mais alunos, incluindo grupos sociais financeiramente mais vulneráveis, possam prosseguir com os seus estudos no ensino superior, permitindo contribuir para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas # 4 – Assegurar o acesso e ensino de qualidade.
Amanhã, dia 18 de março pelas 17h00, decorrerá a cerimónia simbólica de entrega de prémios em ambiente inteiramente digital. O evento será transmitido na página de Facebook da Caixa Geral de Depósitos, contará com uma conversa entre Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos e António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa.
Este prémio enquadra-se no âmbito do programa Caixa Social que define a Educação e o Conhecimento, focado no apoio ao Ensino Superior, como um dos seus eixos de intervenção estratégica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, que seja sustentável, oferecendo a todos oportunidades iguais e preparando os cidadãos do futuro.
A Caixa foi um Banco pioneiro e inovador na relação com a Academia ao longo de mais de 25 anos, sendo também a Instituição financeira em Portugal que desde há mais tempo permanece ligada ao Ensino Superior, incorporando na oferta e na relação comercial os desafios e necessidades das comunidades académicas.
Desde 1994 o programa Caixa IU – Institutos e Universidades permitiu criar relações comerciais com mais de um milhão de estudantes que configuram um segmento estratégico para CGD.
A Caixa tem vindo a reforçar a liderança no segmento Universitário mantendo parcerias e acordos de cooperação com mais de 40 Instituições de Ensino Superior a nível nacional.
Os prémios e bolsas atribuídos distribuíram-se por quatro categorias: Prémio Mérito Académico; Bolsas de Estudo para estudantes carenciados; Prémio de Mérito para estudantes de Cursos Profissionais; Prémios de Mérito para estudantes dos PALOP.
A nível nacional foram premiados alunos dos seguintes IES:
- Universidade do Algarve
- Universidade de Aveiro
- Universidade do Minho
- Instituto Politécnico de Bragança
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Viseu
- Universidade de Lisboa
- Faculdade de Ciências
- Instituto Superior Técnico
- Faculdade de Arquitetura
- Faculdade de Letras
- Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
- Instituto Politécnico de Lisboa
- Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
- Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
LG CGD