Faro | Município Integrará Projecto “Espaço Saúde 360º Algarve”

0
332
EspacoSaudeFaro

O Município de Faro passará a ser um parceiro do Projeto Espaço Saúde 360º Algarve, após a assinatura de protocolo, já aprovada em reunião de Câmara. Este gesto revela o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município em prol dos seniores.

O Espaço Saúde 360º Algarve é uma iniciativa da Associação Espaço Saúde em Diálogo, que tem o apoio do Programa de Promoção da Operacional Regional do Algarve (CRESCAlgarve) e do Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Procura a promoção da Literacia em Saúde junto da população sénior, nomeadamente, os cidadãos algarvios com mais de 65 anos, com condição socioeconómica desfavorecida e baixa escolaridade. Os utentes passam por uma avaliação, que permite a elaboração de um Plano de Ação Pessoal, no qual são recomendadas atividades nas várias áreas de intervenção, havendo sempre um acompanhamento pessoal e beneficiando todos os participantes das atividades desenvolvidas pelos parceiros que o projeto tem.

Assim, após a assinatura do protocolo, a autarquia passará a colaborar nas iniciativas deste programa, nomeadamente na identificação e referenciação de utentes que possam incluir-se no seu público-alvo, sobretudo os mais vulneráveis financeira e socialmente e na inclusão dos utentes do Espaço Saúde 360º Algarve nas suas atividades destinadas a idosos.

Salienta-se que o Município de Faro, procurando a aplicação de boas práticas que visem a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, criou em 2012 o Gabinete de Apoio ao Idoso (GAI), destinado ao atendimento dos maiores e respetivos familiares e o Grupo de Trabalho na Área do Envelhecimento (GTAI), que integra 11 entidades com respostas nesta área. Estas estruturas foram criadas, após a realização do Diagnóstico Social, para minorar ou solucionar necessidades específicas, resultantes do envelhecimento populacional. Também nesse âmbito, implementou a teleassistência domiciliária, o apoio na aquisição de medicação (através do cartão ABEM), ou o GPSS – Grupo de Proximidade na Promoção dos Direitos Sociais e Segurança (em parceria com a GNR). Implementou, ainda, o “Faro Sénior”, que consiste num conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas, que promovem o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, minimizando o isolamento e a solidão.

DCM da CM FaroEspacoSaudeFaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.