‘Grupo Accor’ já plantou mais de 20 mil árvores no Alentejo e no Algarve

0
417
GrupoAccor

O Alentejo e o Algarve são das regiões de Portugal mais afetadas pelas alterações climáticas, com consequências como precipitação irregular, verões secos, desertificação e perda de biodiversidade. De forma a promover a recuperação de ecossistemas locais deteriorados, o Grupo Accor tem vindo a apoiar projetos de agro-florestação em Portugal desde 2015, com especial incidência no Montado, através do programa Plant for the Planet, apoiado internacionalmente pelo PUR Project.

Desde o início da implementação do programa em Portugal, Accor já plantou 20.518 árvores no Alentejo e no Algarve. Para isso, tem contado com a parceria da Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM, cuja missão visa o desenvolvimento social e económico da região através da sua intervenção nas áreas ambientais, sociais e culturais.

De 2015 a 2020, ao abrigo do programa Plant for the Planet, foram plantados 105 hectares com 112 espécies diferentes, desde sobreiros, carvalhos, oliveiras e amendoeiras em Portugal. Uma parceria com 25 agricultores que visa desenvolver um modelo agrícola sustentável e restaurar o ecossistema.

No âmbito desta iniciativa, os hotéis do Grupo Accor convidam os seus hóspedes a reutilizar as suas toalhas de banho, contribuindo assim para a poupança de água do serviço de lavandaria. Dessa forma, os hotéis e os hóspedes financiam na totalidade o programa, uma vez que 50% do total dessas poupanças reverte para os projetos de agro-florestação apoiados pelo Plant for the Planet.

“Vários especialistas têm vindo a público alertar para a relação da desflorestação com a disseminação de vírus e doenças pelo mundo. Após um ano a enfrentar a pandemia de COVID-19, valorizamos muito o compromisso de todos os hotéis do Grupo Accor em dar continuidade ao programa Plant for the Planet, pois são os hotéis, juntamente com os clientes, quem permite a implementação deste projeto. Mesmo num ano com grandes desafios, continuamos empenhados em garantir a preservação da biodiversidade no planeta”, disse Rebeca Ávila, Vice-Presidente de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul.

O processo de agro-florestação do programa passa pela seleção dos projetos agrícolas por uma equipa técnica, que identifica e avalia os terrenos a ser intervencionados, desenvolvendo um plano de ação e mapeando a área de atuação. Numa outra etapa, procura-se garantir a qualidade das unidades plantadas e do seu crescimento, de forma a diminuir a taxa de mortalidade das espécies. Para isso, é necessário escolher as espécies com melhor adaptabilidade ao terreno, preparar o solo e dar preferência ao trabalho 100% manual no momento da plantação.

A manutenção e o seguimento contínuos são outros aspetos fundamentais para o sucesso dos projetos. Após a plantação, durante os três anos seguintes, cada planta e árvore tem um acompanhamento minucioso, com fertilização natural, rega contínua e limpeza do solo adjacente.

O Plant for the Planet é promovido no âmbito do programa de Responsabilidade Social e Corporativa do Grupo Accor, Planet 21 – Acting Here, que já leva mais de 25 anos a promover práticas de sustentabilidade ambiental junto dos seus clientes e da comunidade.

Visite group.accor.com

TinkleGrupoAccor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.