Loulé | Hora do Planeta 2021 – Município “Apaga as Luzes” na Luta contra as Alterações Climáticas

0
322
HoraPlanetaLoule

Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 27 de março, o concelho de Loulé volta a ser um dos pontos do globo em que as luzes se irão apagar, como sinal de luta por um futuro mais sustentável. O Município volta a associar-se, assim, à “Hora do Planeta”, uma ação ambiental promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza World Wildlife Found (WWF).

Em 2021, a “Hora do Planeta” tem como tema “Água e Alterações Climáticas” e como conceito “Liga-te ao Planeta”, pretendendo voltar a aproveitar o poder dos cidadãos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas, consideradas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais, económicas e até de saúde que o planeta enfrenta, com o agravamento e maior frequência da ocorrência de eventos climáticos extremos.

A nível local, a Autarquia de Loulé compromete-se a desligar as luzes de vários edifícios e espaços públicos do concelho durante 60 minutos, neste dia 27 de março: Paços do Concelho, Edifício Engº Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), Monumento Engº Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cineteatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, Centro Autárquico de Quarteira e edifícios das juntas de freguesia de S. Sebastião, S. Clemente, Quarteira, Salir, Querença, Tôr, Benafim e Boliqueime.

Mas o apelo para que esta iniciativa seja replicada estende-se a todas as famílias, de forma a que, com um simples gesto, se juntem a este movimento. A par do “apagão global”, no presente ano, pretende-se, estimular a criatividade das famílias em demonstrar a sua adesão através de eventos individuais, criados por cada um e feitos a partir de suas casas, podendo estes eventos ser partilhados com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, em associação com a WWF, através das redes sociais ou para o seguinte e-mail [email protected]. Cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável, criar um momento de storytelling à volta da natureza, desenvolver uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga, respiração consciente), realizar atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, músicas) são algumas das sugestões para esta comemoração digital.

“Face ao momento extremamente sensível e delicado que vivemos, em que a maioria das famílias se encontra em casa, constitui esta iniciativa também uma oportunidade de reflexão para reinventarmos a forma como vivemos o planeta e no planeta, na certeza que hoje a mensagem da importância da aposta na ação conjunta por um futuro melhor faz ainda mais sentido”, consideram os responsáveis do evento.

Já o autarca de Loulé sublinha “a importância desta iniciativa, que se enquadra por completo naquela que tem sido a política ambiental do Município, na mudança de comportamentos”. “Apesar de uma ação simbólica, a verdade é que tem tido cada vez mais seguidores, o que é demonstrativo de que as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas e despertas para o problema das alterações climáticas”, considera Vítor Aleixo.

Recorde-se que a “Hora do Planeta” arrancou em 2007, em Sidney (Austrália), quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas, e é hoje o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.

GAP da CM LouléHoraPlanetaLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.