O presidente da câmara, Rogério Bacalhau e o vereador com o pelouro da ação social, Carlos Baía, juntamente com a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF), marcaram presença junto das instalações desta secular entidade para conhecerem a nova viatura adquirida com o apoio do Município de Faro no âmbito do regulamento municipal de apoio ao associativismo.
Adquirida pelo valor de 13,7 mil euros, para apetrechar o serviço de apoio domiciliário da SCMF, a viatura nova contou com o suporte financeiro do Município em cerca de 50 por cento.
Durante a visita, o presidente da câmara sustentou que é um compromisso da autarquia “manter as nossas instituições com força e operacionalidade, porque nem sempre o Estado reconhece o contributo das misericórdias e demais instituições do terceiro setor no apoio direto dado às comunidades”. “Nestes momentos mais difíceis, não foi o Estado que apoiou as instituições, foram estas que apoiaram o Estado, muitas delas em situação de grande dificuldade operacional”, reconheceu.
“Pela nossa parte”, prosseguiu, “continuaremos a prestar todo o apoio que nos for possível, pois sabemos reconhecer o mérito desta entidade multisecular, que continua a assumir-se como um parceiro fundamental no seio da rede social do nosso concelho”.
Nessa senda, concluiu, “nada mais justo do que a atribuição deste apoio para a aquisição de uma viatura com todas as condições para que o apoio domiciliário continue a ser desempenhado em condições de segurança e qualidade”.
O Serviço de Apoio Domiciliário da SCMF é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio dos munícipes quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária. Os serviços são coordenados no lar-sede.
Mais informações em www.scmfaro.pt
Mun de Faro