Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do programa “Relança-te” – Escola de Impacto Online, uma oportunidade imperdível, da Fundação Ageas e do Impact Hub Lisbon, que apoia projetos de empreendedorismo e inovação, com responsabilidade social, ambiental e económica, assentes em modelos de negócio sustentáveis.
Dirigido a desempregados da era Covid, com mais de 25 anos, o programa de capacitação em formato totalmente online, tem a duração de sete meses. De referir que neste momento Portugal tem cerca de 402 mil desempregados e mais de metade foram registados só no último ano, devido à pandemia Covid-19, de acordo com dados de janeiro do IEFP.
Em cada edição são selecionados cerca de 50 participantes, que passam ao longo de sete meses por três fases de seleção – bootcamp, aceleração e incubação – onde contam com formação e mentoria nas áreas de gestão, comunicação e marketing, fundraising e avaliação de impacto. Aos 10 projetos finalistas, a Fundação Ageas oferece uma bolsa de 1500 euros.
“Após um ano dramático para a economia nacional, no qual muitos empregos foram perdidos, é necessário e urgente que sejam criadas iniciativas de fomento à retoma económica, que deve estar assente num novo paradigma de empreendedorismo, onde a produção de impacto social e/ou ambiental positivo seja central à existência do projeto, tal como a viabilidade financeira o é.”, refere João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.
O “Relança-te” procura ideias e negócios disruptivos, como ferramentas de aceleração da mudança social. “Queremos empreendedores que por um lado não tenham medo de arriscar, e que por outro tenham a vontade de criar impacto positivo para o planeta com o seu negócio, em qualquer parte do país”, acrescenta Francesco Rocca, Managing Director do Impact Hub Lisbon.
A 1.ª edição contou com mais de 140 candidaturas, provenientes de norte a sul do país, das quais foram selecionados 18 projetos. Os participantes, entre os 26 e os 50 anos, usufruíram de mais de 170 horas de formação (desenvolvimento pessoal e do projeto) e mais de 90 horas de mentoria individual. Apresentaram soluções diversificadas para temas como: a capacitação, a comunicação e o apoio às organizações do 3º setor; a saúde e o bem-estar físico e mental; a alimentação saudável; a recuperação e a transformação do plástico não reciclável e o desenvolvimento territorial.
No dia 5 de abril, segunda-feira, irá decorrer uma sessão de esclarecimento sobre esta iniciativa às 10h30, em direto a partir das páginas de Facebook da Fundação Ageas e do Impact Hub Lisbon.
As candidaturas para a 2ª edição desta Escola de Impacto Online decorrem até 9 de abril.
Mais informações em https://escoladeimpacto.pt/
Atrevia