A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lança a sua campanha anual de consignação do IRS, para que os contribuintes decidam doar 0,5% na declaração anual de IRS, escolhendo a instituição. Sob o tema ‘Recomeçar do zero, 0,5% de cada vez’, a ação nos média e redes sociais apela a que parte do valor a pagar anualmente de IRS, em vez de reverter para o Estado, seja doado à APAV pelo contribuinte, sem qualquer custo para o mesmo.
Mais de metade dos contribuintes portugueses não faz a consignação do IRS na sua declaração anual de rendimentos, sendo que 18% não sabe sequer que o pode fazer. A medida permite aos contribuintes doar 0,5% na declaração anual de IRS a uma entidade à sua escolha.
Os dados são de um estudo de 2020 da empresa de estudos de mercado GfK Portugal e mostram ainda que, entre os inquiridos que conhecem esta forma de contribuição mas não a utilizam, 27% não o faz porque “se esquece, não sabe como ou não tem informação”. É assim importante recordar este mecanismo, no arranque da época de entrega do IRS e num ano em que esta doação pode ser vital para a continuidade das instituições.
Página APAV Consignação do IRS em apav.pt/irs
APAV