AI | Portugal e EUA analisam Áreas como Migrações, Terrorismo e Isenção de Vistos

0
399
MinisterioAdminInterna

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reuniu-se hoje com o seu homólogo dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, para analisar áreas de interesse comum como as migrações, o terrorismo e a isenção de vistos.

O encontro por videoconferência permitiu também uma troca de pontos de vista sobre a resposta à pandemia de ambos os países, com o Ministro português a lembrar a adoção recente de “medidas duras” de confinamento que tornam Portugal no país da União Europeia com melhores indicadores nessa luta.

O Secretário da Segurança Interna norte-americano disse, por sua vez, que a partilha de informações sobre fluxos migratórios – matéria em que assumiu a nova visão da Administração Biden, ao reconhecer que os EUA são um país de migrantes – é fundamental na tomada de melhores decisões.

Eduardo Cabrita e Alejandro Mayorkas abordaram ainda a questão da segurança associada ao registo dos nomes dos passageiros (PNR, sigla em inglês) que viajam de e para os Estados Unidos.

Os dois governantes realçaram também a importância de reforçar a cooperação e a troca de informações entre as forças de segurança dos dois países.

Note-se que a relação sólida entre as instituições do Ministério da Administração Interna e das suas congéneres dos EUA assentam em dois instrumentos diplomáticos – Comité Bilateral de Justiça e Assuntos Internos e Comissão Bilateral Permanente – que se materializam em vários documentos jurídicos bilaterais:

– Acordo sobre Busca e Salvamento Marítimo e Aéreo;

– Acordo para a Troca de Informação de Rastreio de Terrorismo;

– Acordo para Reforçar a Cooperação no Domínio da Prevenção e do Combate ao Crime;

– Protocolo sobre o Processo de Deportação de Cidadãos Portugueses dos EUA e de Cidadãos Norte-Americanos em Portugal;

– Acordo sobre Vistos.

Por fim, Eduardo Cabrita e Alejandro Mayorkas manifestaram a vontade de se encontrarem pessoalmente no próximo mês de junho em Portugal, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

MAIMinisterioAdminInterna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui