SB de Alportel | Município e a Associação de Produtores Florestais Reforçam Colaboração em 2021

0
382
ProdutoresFlorestaisSBA1

O Município de São Brás de Alportel e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC) assinaram hoje, dia 12 de abril, um protocolo de colaboração que dá continuidade e reforça o trabalho realizado desde 2010 em prol da valorização do potencial  florestal e da prevenção de incêndios rurais.

Uma parceria em que a Associação de Produtores Florestais se compromete a contribuir para a valorização da fileira florestal, o fomento da proteção florestal e a preservação dos valores naturais da Serra do Caldeirão, compatibilizando a utilização das áreas florestais com outras atividades agroflorestais como a silvo pastorícia, a cinegética, a apicultura e o turismo rural a par da prevenção e defesa da floresta da Serra do Caldeirão contra incêndios rurais.

A par destes trabalhos, a associação irá prestar apoio e aconselhamento técnicos, continuar a promover a Zona de Intervenção Florestal da Serra do Caldeirão/São Brás de Alportel,  assim como sensibilizar e mobilizar os produtores florestais para a importância de criar mais zonas de intervenção florestais no concelho assim como de outros instrumentos de gestão florestal.

Os trabalhos de silvicultura preventiva executados pela associação decorrerão em conformidade com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. As equipas de Sapadores Florestais da associação estarão disponíveis para ser mobilizadas para a vigilância de áreas do concelho definidas no Plano Operacional Municipal (POM), para primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais e ações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.

A sensibilização da comunidade para a importância de cumprimento da legislação em vigor em matéria de limpeza da floresta, do espaço rural para prevenção de fogo e proteção de pessoas e bens é outra das áreas e que a associação se compromete a colaborar com o Município de São Brás de Alportel.

Um trabalho que dá um contributo importante para a execução dos trabalhos de prevenção de incêndios florestais e da valorização da floresta são-brasense e que passa a contar com um apoio anual do município de 22.000,00€.

O interior algarvio, promovido como a área mais genuína da região por conservar costumes e tradições seculares que, regra geral, estão associados aos recursos naturais, é atualmente um ponto de atração turística que contribui para a dinamização económica e social destas zonas onde ao mesmo tempo se trava um combate contra a desertificação humana.

A proteção e a valorização do património natural e florestal da Serra do Caldeirão e a prevenção de incêndios florestais são frentes vitais para alcançar estes objetivos que integram a estratégia municipal para um desenvolvimento sustentável do concelho.

GI da CM SBAProdutoresFlorestaisSBA1Fotos: Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Valentina Sousa, presidente da Direção da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e Gilberto Pereira, vice-presidente da direção da APFSC assinam protocolo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.