Loulé | 25 de Abril assinalado com Música e Sessão Solene da Assembleia Municipal

0
349
Loule25Abril1

O Município de Loulé está a preparar um programa comemorativo dos 47 anos da Revolução dos Cravos que terá o seu momento alto na sessão solene da Assembleia Municipal, este ano com a presença da escritora Lídia Jorge como personalidade convidada.

A música será outro dos destaques das celebrações da data que marca a viragem na História portuguesa contemporânea e, logo no arranque do programa, o Cineteatro Louletano irá brindar o seu público com um espetáculo de Teresa Salgueiro. Uma das maiores vozes portuguesas, que com o projeto Madredeus marcou o panorama musical do pós-25 de Abril, sobe ao palco esta segunda-feira, 19 de abril, pelas 19h00. Trata-se de um concerto único para festejar esta efeméride e evocar os valores de abril, homenageando no repertório apresentado autores indissociáveis da Revolução e alguns dos seus temas mais emblemáticos.

Recorde-se que existem ainda dois motivos de celebração para o Cineteatro neste dia: a comemoração dos 91 anos de existência desta sala de espetáculos e a reabertura das portas após mais de dois meses de confinamento. Os bilhetes para o espetáculo poderão ser adquiridos em www.bol.pt, ou na bilheteira do Cineteatro que, excecionalmente, abrirá às 13h00, neste dia.

Já no dia 25 de abril, domingo, de forma a evitar a concentração de pessoas ou o não cumprimento do distanciamento social, todas as atividades serão transmitidas em streaming através do Facebook da Câmara Municipal de Loulé. Às 9h00, em frente aos Paços do Concelho, decorre a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, com a presença dos Bombeiros Municipais e ao som da Banda Filarmónica Artistas de Minerva pelos altifalantes da cidade.

A situação epidemiológica que o mundo vive há mais de um ano irá inspirar a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, a partir das 10h00.

“Liberdade em Tempos de Pandemia” é o tema que irá orientar as intervenções dos oradores neste momento – Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, e os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

A escritora louletana Lídia Jorge, recentemente nomeada Conselheira de Estado, junta-se a esta sessão para uma reflexão sobre esta crise global de saúde pública através de um discurso que poderá ser acompanhado online.

Está previsto ainda um apontamento musical com a jovem cantora Catarina Cavaco.

O programa comemorativo do 47º aniversário do 25 de Abril encerra também com música, desta vez com o espetáculo “Cantar Abril”. Juntos em palco estarão Francisco Fanhais e Manuel Freire, dois nomes que fazem parte da música de intervenção, artistas que usaram a canção como forma de luta contra o regime. Fanhais, ex-sacerdote, tornou-se uma das vozes mais ativas dos chamados católicos progressistas que combateram a Ditadura; Freire, autor que popularizou “Pedra Filosofal”, um dos temas mais belos da música portuguesa com poema de António Gedeão e que tão bem espelha os ideias que estão na génese do 25 de Abril, um hino à liberdade.

Este concerto terá início às 17h00, no Facebook da Autarquia.

Refira-se que a sessão solene da Assembleia Municipal e o concerto de Francisco Fanhais e Manuel Freire não serão abertos ao público.

Todos os eventos irão respeitar as regras de prevenção da COVID-19 em vigor a partir da próxima segunda-feira, no âmbito da terceira fase do plano de desconfinamento.

GAP da CM LouléLoule25Abril1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.