Nova geração de Cantores Líricos | 11ª edição de Concurso de Canto Lírico

0
360
ConcursoCantoLirico

A 11º edição do Concurso de Canto Lírico regressa aos palcos já no final do mês de abril para promover o encontro de jovens cantores líricos, com estudos avançados e em início de carreira. Depois de ter sido adiado, em novembro de 2020, devido à situação pandémica vigente, o Concurso de Canto Lírico realiza-se entre os dias 14 e 30 de abril, com provas em várias localidades do país, como Angra do Heroísmo, Porto e Cascais.

Os concorrentes do Concurso de Canto Lírico irão passar pelas provas eliminatórias, a realizarem-se nos dias 14, 21 e 27 de abril em Angra do Heroísmo, Porto e Cascais, respetivamente, seguidas das provas semifinais nos dias 23 de abril, no Porto, e 28 de abril, em Cascais.

Uma vez apurados os 7 cantores líricos finalistas, realiza-se a prova final, dia 30 de abril, pelas 16h, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Os finalistas irão apresentar um conjunto de duas canções de Câmara, uma das quais de língua portuguesa de compositor português, e uma Ária de Ópera. A prova final será aberta ao público, estando condicionada à lotação máxima vigente, e será transmitida, através do canal de Youtube do Concurso, por “Live Streaming”.

Contrariando a adversidade da situação pandémica que se vive no país desde o mês de março de 2020, a Fundação Rotária Portuguesa e a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, parceiro de referência na organização, consideram de primordial importância a realização do Concurso, cientes das situações atuais de precariedade com que atualmente se debatem artistas, instituições culturais e outros agentes.

O Concurso de Canto Lírico é promovido pela Fundação Rotária Portuguesa e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento artístico dos jovens cantores líricos, com estudos avançados e em início de carreira, apoiando o prosseguimento dos seus estudos através da atribuição de bolsas de estudo, indispensáveis para a concretização das aspirações artísticas dos jovens.  Estes apoios são oferecidos pela Fundação Rotária Portuguesa e demais entidades associadas ao concurso, como é o caso da Câmara Municipal de Lisboa que volta a patrocinar o Concurso, pela 9ª vez, com a “Bolsa de Estudo Cidade de Lisboa”. 

Desde 2007 que o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa de relevo na divulgação do canto lírico a nível nacional, premiando um alargado naipe de cantores que hoje pontuam nos palcos nacionais e internacionais, como as sopranos Susana Gaspar e Sónia Grané, a meio-soprano Cátia Moreso ou os barítonos André Baleiro e Hugo Oliveira, entre outros laureados.

Para mais informações relativas ao concurso, visite o website http://www.concursocantofrp.com/

JR ThinkConcursoCantoLirico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui