FEI e CGD promovem Investimentos em Formação Profissional

0
355
CaixaGeralDepositos

Garantia do FEI até 25 milhões de euros à CGD para facilitar o acesso ao financiamento a empresas que oferecem serviços de formação e educação aos seus colaboradores.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI), integrado no Grupo Banco Europeu de Investimento, concedeu à Caixa Geral de Depósitos, SA (CGD) uma garantia até 25 milhões de euros para a promoção de investimentos no sector da formação e requalificação profissional em Portugal. O acordo é apoiado pelo Skills & Education Guarantee Pilot (Programa de Garantia de Competências e Educação), uma iniciativa de financiamento de dívida lançada em 2020 dedicada a estimular investimentos na educação, formação e competências profissionais.

Assim, a Caixa irá desenvolver dois produtos com o objetivo de aumentar a sua capacidade de crédito, tanto a empresas portuguesas que investem na qualificação dos seus funcionários, como a organizações que oferecem serviços de educação e formação. O FEI assumirá 80% do risco do financiamento da dívida concedido pela Caixa a empresas e organizações portuguesas.

Alain Godard, Chefe do Executivo do QIR, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a nova parceria com a Caixa Geral de Depósitos, desta vez para apoiar empresas e organizações em Portugal que desenvolvem atividades no setor da educação. Investir em serviços de qualificação e formação significa investir no nosso futuro, contribuindo para o crescimento económico, competitividade, inovação e o emprego. Estes são elementos indispensáveis ​​para garantir uma recuperação inclusiva da pandemia COVID-19. ”

Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, afirmou: “Para conseguir uma recuperação inclusiva e duradoura desta crise, é fundamental investir na educação e na aprendizagem ao longo da vida. Graças ao apoio da garantia do orçamento da UE, o Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos estão a associar-se para disponibilizar financiamento a empresas portuguesas que pretendam investir na requalificação dos seus colaboradores. Aplaudo esta abordagem inovadora e espero que muitas outras empresas e organizações sigam seu exemplo. ”

Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, afirmou “A qualificação profissional é hoje constante ao longo da vida. Apoiar as empresas na formação contínua dos seus colaboradores é um passo fundamental para garantir o seu futuro”.

CGD é uma contraparte de longa data do Grupo BEI, tendo beneficiado ao longo dos anos de diferentes mecanismos e facilidades, incluindo: o InnovFin PME Garantido, o COSME Loan Guarantee Facility, o CCS Guarantee Facility e o Fundo de Fundos ESIF FEADER Portugal Continental. Acresce que, no mês passado, o FEI e a CGD assinaram os dois primeiros acordos em Portugal no âmbito do Fundo Pan-Europeu de Garantia (FEG) num total de €1,050 milhões.

Informações suplementares:

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) faz parte do Grupo Banco Europeu de Investimento. A sua missão central é apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME) europeias, ajudando-as a aceder ao financiamento. O EIF concebe e desenvolve capital de risco e de crescimento, garantias e instrumentos de microfinanciamento que visam especificamente este segmento de mercado. Nesta função, o QIR promove os objetivos da UE de apoio à inovação, investigação e desenvolvimento, empreendedorismo, crescimento e emprego.

O Programa de Garantia de Competências e Educação é uma iniciativa de financiamento de dívidas dedicada a estimular investimentos em educação, formação e competências – como parte da solução para estimular a empregabilidade e responder melhor às necessidades de mudança da economia europeia. Os investimentos em competências contribuem para o crescimento, a competitividade e a convergência social, ao mesmo tempo que abordam os desafios associados às transformações digitais e à transição para uma economia sem carbono.

O FEI implementa o Programa de Garantia de Competências e Educação em nome da Comissão Europeia e, portanto, a iniciativa beneficia do apoio orçamental da UE ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), principal pilar do Plano de Investimento para a Europa.

A Caixa Geral de Depósitos, é o principal grupo financeiro português com 145 anos e sólida presença internacional. Está empenhada na recuperação e internacionalização da economia portuguesa.

LG CGDCaixaGeralDepositos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui