Ciclo de Webinares promove a Literacia em Saúde por parte da comunidade de Hipertensão Pulmonar

0
237
WebinarHipertensaoPulmonar

Por ocasião do Dia Mundial a Hipertensão Pulmonar (5 de maio), a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai implementar um ciclo de Webinares dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde na área, durante o mês se maio. A iniciativa pretende educar essa comunidade, facilitando o acesso a informação relevante para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre desta patologia rara, incapacitante e de difícil diagnóstico.

A Hipertensão Pulmonar (HP) é uma doença incurável e raramente diagnosticada numa fase precoce, devido à pouca consciencialização da população sobre a patologia e pelo facto de a sua sintomatologia ser comum a muitas outras doenças de origem pulmonar, neurológica e cardiovascular.

Pretendemos, com esta iniciativa de caráter pedagógico, reforçar a importância de informar a população sobre a HP e promover um diálogo aberto entre profissionais de saúde, doentes e cuidadores, criando um espaço de partilha para o esclarecimento de dúvidas que surgem frequentemente no quotidiano destas pessoas”, reforça Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.

Acessível a todos os interessados, o ciclo de webinares será transmitido na página de Facebook da APHP (https://www.facebook.com/hipertensaopulmonarportugal) e será realizado com o apoio da Ferrer e da Janssen. O painel de oradores contará com a intervenção de especialistas e profissionais na área da HP e o programa de cada evento estará disponível em www.aphp.pt.

CALENDÁRIO:
5 de maio, 19h às 20h: Questões éticas e jurídicas nos cuidados com a saúde
Enquadramento dos direitos de doentes e cuidadores, a nível profissional e social – Dra. Rosário Zincke, advogada e Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo

Apresentação e discussão de casos práticos – Maria João Saraiva, presidente da APHP e Dra. Cátia Rodrigues, psicóloga e Vice-Presidente da APHP

Apoio Janssen

12 de maio, 19h às 20h: A importância da reabilitação pulmonar

Técnicas e exercícios para melhorar a função respiratória

Oradores: Enfermeira Tânia Cardoso, especialista em reabilitação pulmonar no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente

19 de maio, 19h às 20h: (Re) Aprender a Viver com hipertensão pulmonar

Dicas para alcançar o bem-estar físico e mental

Oradores: Dr.ª Cátia Rodrigues, psicóloga da APHP e Enfermeiro Rui Silva, Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Apoio Ferrer

Sobre a HP

Difícil de diagnosticar, a HP é uma doença rara, progressiva e altamente incapacitante. Causada por uma variedade de fatores, os sintomas mais comuns são a falta de oxigénio e dificuldade em respirar em situações normais do dia-a-dia, que não requerem muito esforço, como fazer a cama, lavar os dentes ou pentear-se.  O desconforto torácico e algum inchaço nas pernas são outros sinais de alerta.

Caracterizada pela pressão elevada (hipertensão) nos vasos que transportam o sangue do coração para os pulmões com o propósito de serem oxigenados. Com este quadro clínico, o lado direito do coração necessita de trabalhar em esforço para conseguir bombear o sangue através das artérias pulmonares.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 300 doentes diagnosticados, mas os especialistas acreditam que a prevalência da HP é muito superior a esse número.  O subdiagnóstico leva a que muitos doentes levem anos a serem identificados e a iniciar o tratamento atempadamente. Apesar de incurável, um diagnóstico precoce pode garantir o controlo da patologia por meio de tratamentos que auxiliam no alívio dos seus efeitos.

Sobre a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar:

Organização sem fins lucrativos que intervém a nível nacional para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar das pessoas com HP, para que esta doença não constitua uma barreira no seu dia a dia.

Tem como principais objetivos a promoção do diagnóstico precoce e do melhor tratamento possível, a divulgação da doença, apoio assistencial, psicológico e social a doentes e cuidadores, e o trabalho em rede com outras associações, para assegurar o reconhecimento de direitos de forma a pressionar as entidades políticas e facilitar o acesso aos melhores cuidados de saúde.

BridgeWebinarHipertensaoPulmonar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui