Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Saúde mental em debate

0
333
DiaSegurancaTrabalho

Amanhã comemora-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que neste período se associa inegavelmente aos desafios ligados à saúde mental. Ao fim de mais de um ano, sabe-se que o impacto negativo da pandemia é transversal a todas as gerações, mas a crise social e económica, cujo agravamento se prevê para breve com o término dos apoios do Estado, mantém este tópico da saúde mental na prioridade das análises ao mundo do trabalho.

Neste contexto, a Adecco Training anuncia a realização da 2ª Edição do SHALL WE TALK ABOUT, desta vez com o tema Ser proativo e resiliente na construção de ambientes de saudáveis. O evento é gratuito, mas requer inscrição obrigatória. Inscreva-se AQUI:

Ao que tudo indica, e tendo em conta os resultados que servem de barómetro para a decisão de o Governo prosseguir com o plano de desconfinamento, as vidas dos portugueses irão regressar com mais normalidade a partir do dia 3 de maio. Não obstante continuarem as regras sanitárias básicas, há um sentimento de esperança que invade a sociedade e, naturalmente, as empresas e os seus colaboradores.

Mas também está presente a consciência social de que estamos perante uma crise que começou por ser de saúde pública, depois económica e prevê-se uma crise social que emergiu, mas que tende a agudizar-se. Esta última irá evidenciar mais uma vez as dificuldades económicas que as famílias enfrentam, mas o mais impactante são os desafios associados à saúde mental. São diversos os relatos sobre situações descontroladas de ansiedade, stresse e depressão muito associadas à incerteza do futuro, à insegurança económica e profissional e à resposta contínua das expetativas, dos resultados ambicionados pelas entidades patronais.

No entanto, Susana Ferreira, da Adecco Training, ressalva que “esta crise traz-nos a oportunidade de olhar criticamente para o que estamos a fazer em prol das nossas equipas, do nosso negócio e dos nossos clientes, é o momento para parar e refletir! Assim, face ao contexto, há necessidade de colocar a saúde e o bem-estar no horizonte e torná-la uma área de atuação prioritária”.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, vem reforçar esta questão através de sistemas resilientes de saúde ocupacional, conforme estabelecido na Convenção de Segurança e Saúde Ocupacional, de 2006 (nº 187). Susana Ferreira refere que “esta resiliência torna-se possível quando criamos equipas multidisciplinares com o propósito de desenvolver sistemas de segurança e bem-estar focados nas necessidades das pessoas. Esta responsabilidade é coletiva e deve envolver recursos humanos, técnicos de segurança e gestão de topo. Desta forma, estamos a garantir um compromisso conjunto orientado para um resultado comum: Construir Ambientes Saudáveis. E é esse o tema que a Adecco Training quer debater abertamente, trazendo para esta análise contributos construtivos”.

Por isso, e porque a Adecco Training quer mais uma vez quebrar tabus e promover uma conversa aberta, transparente e sem formalidades, no próximo dia 11 de maio vai realizar a 2ª Edição do Shall We Talk About, desta vez com o tema Ser proativo e resiliente na construção de ambientes de saudáveis.

Este evento é gratuito e destina-se a todos aqueles que na sua empresa já sentem um compromisso neste sentido e por outro lado os que querem conhecer as boas práticas, as orientações internacionais e os casos de sucesso.

A Adecco Training vai partilhar com os participantes uma visão 360 sobre tema, contando com um painel de oradores especialista e exemplar nestas matérias. Para já, estão confirmadas as presenças de Ana Paula Rosa, da OIT – Organização Internacional do Trabalho, Teresa Espassandim, Psicóloga e Consultora Especialista e Délia Ferreira, Office Manager na Mercedes Benz.IO.

Vai certamente ser um evento com muitas trocas e orientado para a promoção de locais de trabalho saudáveis, sejam estes formais ou improvisados. Aceite o convite e junte-se à 2ª Edição do Shall We Talk About (inscrição através do link ).

GetsmartDiaSegurancaTrabalho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui