Olhão | Desmatação e Remoção de Plantas Invasoras na Ilha da Armona

0
263
IlhaArmona
Nos últimos meses, a Ilha da Armona ficou ainda mais bonita, fruto do trabalho de desmatação e remoção de plantas invasoras desenvolvido pelo Município. Foram removidas sobretudo duas espécies, o chorão das praias e a acácia, numa intervenção que abrangeu uma área com cerca de 7.000 metros quadrados, o que permitiu aumentar em 3.000 metros quadrados a zona de areal.
 
Durante esta intervenção realizada pelo Município, foram ainda retiradas da zona de praia 20 toneladas de resíduos de demolições e construções, encontrados durante o decorrer das limpezas.
 
Os trabalhos desenvolvidos pelo Município na Ilha da Armona permitiram ainda, através da desmatação na zona interior da ilha, a criação de faixas de contenção junto às habitações ali existentes, minimizando assim o risco de incêndio. Todos estes resíduos verdes foram triturados na própria ilha.
 
Esta intervenção foi de extrema importância dado o problema que representam as plantas invasoras, que devem ser controladas a todo o custo. Espalham-se rapidamente, competem pelos recursos naturais e tornam-se numa ameaça para outras espécies, habitats e ecossistemas. A multiplicação das espécies invasoras promove, com frequência, prejuízos ambientais e socioeconómicos, podendo ainda constituir um risco para a saúde.
 
Os trabalhos na zona de frente de praia ficaram concluídos no início deste ano, com a remoção dos chorões, a limpeza dos resíduos encontrados enterrados, as embarcações ali existentes foram sinalizadas pela Capitania do Porto de Olhão e os detritos recolhidos e transportados para aterro.
 
Mun de Olhão
IlhaArmonaIlhaArmona2IlhaArmona4IlhaArmona5
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.