Ambientalistas homenageiam Eugénio Sequeira – Uma Vida pelo Ambiente

0
160
EugenioSequeira

José Manuel Caetano, Filipe Beja, Jorge Palmeirim, João Caninas, José Alho, Helena de Freitas e o escultor João Marques promovem um encontro no qual será descerrado um busto em homenagem a Eugénio Sequeira.

Eng. agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia (1961). Foi colocado no Dep. de Pedologia, Estação Agronómica Nacional, 1965, nomeado Investigador Principal em 1981 e passado a coordenador do Dep. Pedologia a partir de 1983. Em 1989 atingiu grau de Investigador Coordenador do ex- Instituto Nacional de Investigação Agrária. No Dep. Pedologia trabalhou no comportamento dos micro-elementos no solo e nas plantas, em problemas de poluição e na distribuição das raízes das plantas. Desenvolveu vários trabalhos sobre a conservação do solo e da água e a sua qualidade, que constituíram temas prioritários nos últimos anos.

Professor Convidado em várias Universidades (Técnica de Lisboa, Lusófona, Vasco da Gama, Nova de Lisboa, Algarve), e também de Institutos Politécnicos (Beja, Coimbra). Foi membro do Conselho Científico da Escola Superior Agrária de Beja de 1999-2001, e do Conselho Técnico do IHERA também desde 1999-2000. A sua experiência como autarca incluiu a Presidência da Assembleia Municipal de Cascais, 1976-1979, e a Vereação no mesmo concelho, 1989-1993. Em 1995 e 1996 foi Coordenador Nacional da Medida IV – Investigação e Desenvolvimento Experimental do PAMAF, responsável pelas áreas das Florestas, Solos e Ambiente. Posteriormente nomeado Coordenador do Grupo de Conselho Científico do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, encarregue da preparação da reunião sobre a “Arborização, Rearborização de Ecossistemas Sensíveis Degradados”, bem como da preparação do “Programa Nacional de Combate à Desertificação”. Esteve ligado a vários mandatos da Direção Nacional da Liga para Protecção da Natureza (LPN), tendo ocupado por três vezes a Presidência, entre 1996-99, 2005-09 e 2018-19, dando impulso a projectos-piloto emblemáticos, como o de compatibilização da agricultura com a proteção de aves estepárias em Castro Verde e da adaptação e mitigação da desertificação. Foi também Presidente da

 

Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo. É desde 2000 Membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Igualmente Membro do Conselho Nacional de Combate à Desertificação e perito nas Nações Unidas no âmbito da Convenção de Combate à Desertificação e Seca. Tem sido voz ativa em áreas como a sustentabilidade da agricultura, o ordenamento do território, o combate à desertificação e as florestas, promovendo incansavelmente a sementeira direta como medida de prevenção da erosão do solo e desenvolveu um sistema de recuperação de solos com a injeção em profundidade de lamas de ETAR, que foi premiada no Japão. Autor de centenas de obras científicas e de divulgação tem-se dedicado através da cooperação e orientação científica, a trabalhos de investigação e desenvolvimento na área da Agricultura Sustentável, que já mereceram prémios nacionais e internacionais.*

O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho da Liga para a Proteção da Natureza, em Castro Verde, e conta com a seguinte programação:

Dia 8 de Maio, sábado.

15h00 Abertura
Promotores da homenagem

Presidente da Liga para a Proteção da Natureza Descerramento do busto
Entidades convidadas
O homenageado: Eugénio Sequeira

17h30 Encerramento

A homenagem decorrerá ao ar livre e sujeita a todas as regras e procedimentos da Direção Geral de Saúde, e em articulação com a Autoridade de Saúde Local.

*Versão Reduzida da Biografia de Eugénio Sequeira

FPCUBEugenioSequeira

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui