Loulé | Setor Cultural do Concelho Recebe Apoio Financeiro

0
278
ApoioCulturaLoule

A Câmara Municipal de Loulé atribuiu uma verba de 259.464,00€ às associações e coletividades culturais e recreativas, ao abrigo da celebração dos contratos-programa anuais.

Este é um dos instrumentos do Município para promover a dinâmica da atividade cultural no território, que conta com cerca de duas dezenas de associações dedicadas às diversas áreas como o teatro, a dança, a música, as artes performativas, as artes plásticas, o património, a etnografia, o folclore, entre outras. Trata-se de um apoio direto para que estas entidades possam desenvolver um programa diversificado e descentralizado, que ocorre nos diversos palcos geográficos – freguesias -, assente em produções que apostam não só na simples fruição por parte dos espetadores, mas também na formação dos públicos.

A atribuição das verbas é feita através de critérios definidos em Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural e Recreativo do Concelho de Loulé, como são os anos de existência e respetivo historial da associação, o estatuto de utilidade pública, o número de pessoas envolvidas em regime de voluntariado, a consonância entre os objetivos do programa ou projeto cultural e as necessidades do concelho, o desenvolvimento de atividades com vista à inclusão social, ao fomento de interesse de crianças e jovens ou o contributo para a formação e a criação artística e valorização do património concelhio.

Num momento particularmente difícil para a cultura, que tem visto a sua atividade ser fortemente penalizada pelas sucessivas restrições e confinamento geral da sociedade, este apoio ganha particular importância para a retoma do setor ao nível local.

Durante a cerimónia de celebração destes contratos-programa, o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, deixou uma palavra de esperança a estes protagonistas nos tempos que se vislumbram, numa altura em que o país está mais próximo de regressar à normalidade.

E aproveitou para referir que esta pandemia poderá ser fonte de inspiração para “os processos criativos e para uma incursão e reflexão sobre estes tempos tão estranhos que vivemos”. “Seja na área do teatro, dança, escrita, de conversas, há tanta coisa que se pode fazer no plano cultural a propósito destes tempos”, frisou.

Realçando o papel da “família criativa do concelho” na construção de uma “comunidade saudável”, deixou um apelo a estes agentes culturais: “Envolvam cada vez mais pessoas, empenhem-se e continuem apaixonados e defensores do nosso concelho!”.

Refira-se que receberam este apoio as seguintes associações: 1ª Companhia de Guias de Loulé – Associação Guias de Portugal; APALGAR -Associação de Amizade dos PALOP no Algarve; Associação Amigos do Alentejo; Associação Ao Luar Teatro – Ideias Culturais; Associação Artística SATORI; Associação Cultural de Salir; Associação de Acordeão GarveFole; Associação do Coro Unitum Voces; Associação dos Amigos  da Cortelha; Associação Geonauta; Associação Grupo dos Amigos de Loulé; Associação Juvenil Akredita em ti; Associação “Os Barões”; Associação Social e Cultural da Tôr; Ateneu Comercial e Industrial de Loulé; Casa da Cultura de Loulé; Centro Social e Cultural Parragilense; Figo Lampo – Associação Cultural e Ambiental; Flautística – Associação de Flautas de Bisel do Algarve; Folha de Medronho – Associação de Artes Performativas; Fundação Manuel Viegas Guerreiro; Mákina de Cena – Associação Cultural; e Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

GAP da CM LouléApoioCulturaLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.