O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Obra Nacional da Pastoral do Turismo promovem a 14 de maio, pelas 17h30, um debate sobre “Comunicação e Turismo: Desafios da era pós-covid”, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Loulé.
Na sessão do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra a 16 de maio, vai ser apresentada a nova equipa da Obra Nacional da Pastoral do Turismo.
A mensagem do Papa para o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como tema ‘«Vem e verás» (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são’.
Francisco afirma a necessidade de ir ao encontro da “vida concreta”, no trabalho jornalístico, particularmente neste momento de pandemia.
No documento, o Papa pede também atenção aos países mais pobres no discurso mediático. “Há o risco de narrar a pandemia ou qualquer outra crise só com os olhos do mundo mais rico”, alerta Francisco.
A mensagem aborda a uniformização da informação, apontando para o risco de “jornais fotocópia” ou noticiários “substancialmente iguais, onde os géneros da entrevista e da reportagem perdem espaço”.
Ecclesia