Baleia Piloto nasceu em 2017 entre conversas e deambulações de três amigos, junto ao paredão marítimo que une Cascais a Lisboa. Nestes encontros surgiu um impulso criativo para fazer canções que misturassem memórias antigas com paisagens sónicas ainda por desbravar. Antero Assane (Switchtense, Praga, Airbuzz) toca bateria e marca o pulso das canções. David Matos (Praga, Airbuzz) improvisa melodias graves no baixo e no sintetizador. Nuno Lopes (Praga) segura na guitarra e sonha com timbre na ponta dos dedos. Todos cantam. Criam música moderna de memórias antigas. Canções com curvas e contratempos, onde linguagens se misturam para perceber o silêncio, pois é nas pausas que ganham embalo.
O 1º single “Contramão” chegou aos tops de audição nacionais, tendo sido um dos temas mais votados em 2019 pelos ouvintes da Antena 3, ficando no TOP 30 anual. A banda lançou em maio de 2020 o 2º single “Pé de Chumbo”, tema escolhido para integrar a coletânea Novos Talentos FNAC – Música 2020. Esta música ficou também entre as 10 bandas finalistas do concurso Music Unlock da SBSR.FM. Em Novembro do mesmo ano lançaram “Bombito”, uma música que flui entre a delicadeza do folk e a eletricidade do rock e que continua a ser aposta frequente nas rádios nacionais. O 4º single saiu a 13 de Maio, “Irmão do Meio”, uma canção etérea onde se desenham paisagens oníricas e ambientes que exploram novas paisagens sónicas. A música foi gravada por João Ornelas na Valentim de Carvalho e Estúdio da Aldeia, e o teledisco realizado por Pedro Marques (www.markespedro.com)
Baleia Piloto são Antero Assane, David Matos e Nuno Lopes, artesãos da música que criam cantigas de forma a torná-las artefactos que sobrevivam à erosão digital dos tempos de hoje.
Capote Música