Loulé | Comunidade Energética Escolar de Salir Premiada no Concurso Energy Up

0
322
EscolaSalir

A Escola EB2,3 Professor Sebastião Teixeira de Salir alcançou o terceiro lugar no concurso Energy Up como reconhecimento pelo trabalho realizado no seu projeto de criação de uma comunidade energética escolar.

Promovida pela Fundação GALP, esta iniciativa, aberta a todas as escolas do ensino básico e secundário de Portugal, pretende distinguir os estabelecimentos de ensino que têm investido na sustentabilidade da comunidade escolar, nomeadamente através da criação de projetos ligados à energia que trazem impacto real à sociedade e que desafiam os alunos a serem parte ativa desta missão.

A Escola de Salir, que faz parte do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, irá assim receber um prémio monetário no valor de 1000 euros para apoios, e ainda uma sessão de sensibilização ambiental dinamizada pela Quercus.

Recorde-se que a Comunidade Energética Escolar de Salir é um projeto desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. Incide sobre a sensibilização e promoção da transição energética e a descarbonização do parque escolar através da produção fotovoltaica para autoconsumo. O júri considerou este trabalho muito completo, pela sua génese e capacidade de ser extrapolado para outros equipamentos escolares.

Para os responsáveis do Município de Loulé, “este prémio é bem ilustrativo do aspeto inovador deste projeto que, desenvolvido por uma comunidade escolar em plena serra algarvia, está a ter notoriedade no restante território nacional e a ser um exemplo de boas práticas no que à eficiência energética diz respeito”.

Das cerca de 60 candidaturas, referentes a agrupamentos escolares de todo o país, das quais 7 no Algarve, o primeiro lugar foi atribuído ao projeto SmartAir, apresentado pelo Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, relacionado com a promoção da mobilidade sustentável.

Já na segunda posição ficou o projeto Árvores Solar, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, em Viana do Castelo, que consiste na criação de um banco de jardim, instalado na escola, que permite o carregamento de dispositivos eletrónicos com recurso a energia solar.

 Foram ainda distinguidos mais dois projetos: O Futuro Está no Presente, promovido pelo Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, e o Luz Verde, do Instituto Nun”Alvres, em Santo Tirso.

Refira-se que a Fundação GALP conta como parceiros nesta iniciativa com a APA, ADENE, DGEG e DGE e Quercus.

GAP da CM Loulé EscolaSalir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.