Reportagem Vídeo: ” Algarve é União “

0
233

A União Audiovisual, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, organizou no fim de semana de 8 a 9 de maio o festival “Algarve é União”, um evento solidário que pretendeu angariar fundos e bens alimentares para esta associação de cariz social e cultural, de apoio aos profissionais técnicos e artistas da cultura, espetáculos e eventos. O “Algarve é União” decorreu em dois espaços distintos da cidade de Faro e contou com a participação de artistas das mais variadas áreas, relacionadas com a cultura, como a música, teatro, poesia, stand-up, entre outras.

O festival realizou-se exclusivamente em formato live stream, com todos os eventos transmitidos na página do Youtube da União Audiovisual. Para além do carácter solidário, esta iniciativa surgiu também com o intuito de dar alento e esperança aos artistas e técnicos da região, que  devido à pandemia viram os seus projetos parados, o que colocou muitos  numa situação de emergência social. O festival “Algarve é União” permitiu assim a estes profissionais o regresso ao  trabalho, ao mesmo tempo que apelou à consciência de todos, para as  dificuldades que esta classe em particular, enfrenta.

Recorde-se que a UA – União Audiovisual é uma associação de cariz social e cultural, de apoio aos profissionais técnicos e artistas da cultura, espetáculos e eventos. Em 2020, nasceram, a partir de várias consciências. Começaram como um grupo informal que se uniu no início da pandemia, organizando recolha de bens alimentares e de primeira necessidade, para colmatar as dificuldades pelas quais muitos deles não tiveram capacidade de ter respostas. É nesse espírito de entreajuda que a União Audiovisual continua hoje. Cresceram, pois não estão sozinhos. Fazem-no, sem fins lucrativos, com uma posição apartidária, laica e sem preferências futebolísticas. Desde 11 de Abril de 2020, que a União Audiovisual apoia o sector cultural. Nesta fase, estão a ajudar famílias de Norte a Sul do país, incluindo nos Açores. Estão distribuídos por vários polos: Porto, Coimbra, Oeste, Lisboa, Margem Sul, Alentejo, Algarve e São Miguel. Já ajudaram cerca de 265 famílias em todo o território nacional, sendo o polo de Lisboa, o que mais tem recebido pedidos, apoiando 130 famílias  por mês. É com a vontade, a consciência e o empreendedorismo de quem olha para  quem está ao seu lado, que irão continuar a dar resposta aos pedidos  de apoio. A Mais Algarve, teve oportunidade de ver por dentro, com um outro olhar do nosso repórter de imagem (Paulo Ribeiro) este Festival Algarve é União.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui