A Associação Figo Lampo prepara-se para apresentar “Estórias no Ambiente”. Três narrativas são pretexto para cruzar oralidade e património com paisagem e salvaguarda ambiental. Valores difundidos a partir de uma zona protegida da serra do Algarve: Querença, no interior do concelho de Loulé, onde se encontra sedeada a associação cultural.
Depois do lançamento oficial no ano passado, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, o projeto “Estórias no Ambiente” é agora apresentado em Loulé, a 12 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Solar da Música Nova.
A primeira estória foi filmada na Fonte Benémola e intitula-se «Vestido feito de água», adaptação do conto homónimo e original de Maria Adelaide Fonseca. Da temática da água para a do ciclo da semente, a segunda estória, «Aventuras de bolota», é contada junto a uma azinheira centenária no Sítio da Arrancada, numa adaptação do conto original «O Jaime e as bolotas» de Tim Bowley e Inés Vilp. Sob o tema da biodiversidade, a última estória, «A águia-cobreira e a cobra-rateira», é uma adaptação do conto tradicional «A raposa e o mocho». Teve como palco, o Cerro dos Negros.
A importância da preservação da biodiversidade nas zonas protegidas do concelho de Loulé, como é o caso de Querença, será a pedra de toque de toda a sessão, pautada por intervenções da autora do projeto Verónica Guerreiro e da escritora e narradora Maria Adelaide Fonseca.
O evento contará ainda com a participação da bióloga Patrícia Ramalho, uma das técnicas da Câmara Municipal de Loulé que dá apoio à gestão das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.
A sessão tem entrada livre, mediante marcação prévia através do e-mail [email protected].
O uso de máscara é obrigatório, cumprindo as regras da DGS.
O teaser de «Estórias no Ambiente» pode ser visualizado aqui: https://youtu.be/Td7rkAusNSo
FICHA TÉCNICA
Narração e adaptação das histórias por Maria Adelaide Fonseca
Vídeo e fotografia de Paulo Tomé
Realização e edição de Verónica Guerreiro
Uma produção Figo Lampo 2020, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé
Mais informações: http://figolampo.pt/quem-somos/
MM