Loulé | Dia Internacional dos Arquivos com lançamento de Livro

0
180
HistoriaConfrarias

A 9 de junho, assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos e o Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães, em Loulé, irá marcar a data com o lançamento do livro “Breve História das Confrarias, Irmandades e Mordomias de Loulé na Idade Moderna (séculos XVI, XVII e XVIII)”, da autoria de Marco Sousa Santos, Coleção Arquivo&História. A sessão acontece pelas 17h30 desta quarta-feira.

A obra constitui um exercício de síntese sobre aquilo que terá sido a evolução histórica da rede confraternal no termo de Loulé ao longo da Idade Moderna (séculos XVI, XVII e XVIII), arrolando o essencial do que foi possível recolher a respeito da história, protagonistas, modelo de organização e atividades desenvolvidas pelas noventa irmandades, confrarias e mordomias com atividade documentada no território em questão durante o referido período. Na primeira parte do livro é apresentada uma breve caracterização do conjunto, enquanto que na segunda parte, organizada sob a forma de fichas de inventário divididas por freguesias, se reúne o essencial do que foi possível apurar em relação à história e particularidades de cada uma das nove dezenas de confrarias e irmandades identificadas.

Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. Frequenta atualmente o curso de doutoramento em História da Arte na Universidade de Coimbra. É membro do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos em Património, Paisagem e construção da Universidade do Algarve. Foi um dos vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes, em 2015, e em 2017 venceu a 2ª edição do mesmo Prémio. Já em 2019, conquistou o primeiro lugar na 1ª edição do Prémio Ensaio Histórico da União de Freguesias de Faro. É autor de livros e artigos que versam sobretudo temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia. 

GAP da CM LouléHistoriaConfrarias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.