Reportagem Vídeo: “South Music” | Visita da Min. Cultura

0
238

Terminou no dia 16 de Junho a primeira edição do ????? ?????, que transformou Faro na capital da música em Portugal e acordou já com os ????? ?????? ?? ??????. Depois desta edição de estreia, que decorreu nos dias 15 e 16 de junho e ?????? ???? ?? ??? ??????? ?? ????????????? ?? ????? vindos de todo o país para assistirem aos showcases dos 33 projetos musicais de artistas da região, selecionados pelo painel de júri, além de participarem em 6 conferências e ações de networking, ? ????? ????? ????????? ?? ??????????̧?̃? ?? ??? ?????, ??????? ?? ? ??????? ???????́?????:

  1. O ???????? ?????, que se cumpriu nos dois dias desta primeira edição do SOUTH MUSIC mas prossegue em contínuo, passa pelo ?????????? ??? ??́????? ? ??́?????? ?? ?????̃? ?? ???????, para promover a sua formação, capacitação e diálogo com a indústria musical do país.
  2. O ??????? ????? é a ?????̧?̃? ?? ??? ?????? ?? ????????????? ?? ????́????? ??????? ??? ????????́ ?? ????̧?̃?? ?? ?????????????? ? ?????????????? ????́????? destes músicos e técnicos, promovendo a sua consolidação e progressiva afirmação, nacional e internacional.
  3. Um ???????? ????? será o ????́???? ?̀ ?????̧?̃? ?? ???????? ? ????????? ????? ??́?????, como o que resultou do showcase de abertura do SOUTH MUSIC, que juntou os embaixadores e projetos selecionados.

Ciente da dificuldade que existe na apresentação dos artistas para lá das fronteiras da região do Algarve, ? ?????????̧?̃? ????? ???? ?́????? ????? do seu plano estratégico a ?????̧?̃? ?? ?? ???????? ?? ????́???? ?̀ ???????̂????, com apoio a deslocações, alojamentos e alimentação.

Este apoio destina-se exclusivamente a projetos do Concelho de Faro e abrange não apenas a área musical, mas também o teatro, a dança, a performance, o cinema/vídeo, o circo contemporâneo e outros projetos de artes performativas. O evento teve a visita da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, visita integrada no roteiro nacional que está a realizar. Na agenda, esteve a visita às Ruínas Romanas de Milreu e à Associação 289, assim como a participação numa conversa sobre o “South Music.

 A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, acompanhou a Ministra da Cultura aos vários espaços culturais. A visita às Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), um dos monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, teve lugar à tarde, seguindo-se uma visita à Associação 289 e Associação Cultural e Recreativa e Cultural de Músicos. Ao final da tarde Ministra esteve presente no arranque do segundo dia de concertos do “South Music”, decorreu na zona da Vila Adentro, no Centro Histórico de Faro. A visita institucional da Ministra da Cultura a Faro encerrou com uma conversa, ao entardecer, no terraço da sede da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, e da ArQuente – Associação Cultural, sobre o projeto “South Music”, com a presença do júri e dos embaixadores deste projeto: Dino D’Santiago, Nuno Guerreiro, Júlio Resende, Zé Eduardo e Viviane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui