Margarida Franca, Vogal da Obra Nacional de Turismo de Portugal e membro do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião da Universidade Católica Portuguesa, apresenta, no próximo dia 24 de junho, o trabalho “Repercussões da COVID-19 nas vivências e práticas religiosas em Portugal, com implicações na peregrinação e turismo religioso: estudo exploratório” no Seminário Internacional realizado no âmbito do IX IWRT – International Workshop on Religious Tourism/ IX Workshops Internacionais de Turismo Religioso.
Vão ser apresentados os primeiros resultados de um estudo nacional sobre as peregrinações e o turismo religioso em Portugal, na qual participa também Graça Poças Santos, Professora do Instituto Politécnico de Leiria e membro do CICS.NOVA/IPLeiria, além de organizadora deste debate internacional.
Prevê-se publicar, ainda este ano, os resultados alargados da investigação que procura evidenciar os impactos do confinamento numa das práticas religiosas mais assinaláveis no contexto nacional: as peregrinações a Fátima, um Santuário que viu diminuir entre 2019 e 2020, em mais de 70%, o número de peregrinos, com efeitos em termos de prática religiosa, mas também noutros contextos mais alargados (sociais, culturais e económicos).
O Seminário, que conta com Cristina Teresa Caraballo (Argentina) e Christian Dennys Oliveira (Brasil) como oradores convidados, decorre online e pode ser assistido em http://www.iwrt.pt/ a partir das 15:00, de 24 de junho.
Este seminário integra-se nos IX Workshops Internacionais de Turismo Religioso, dinamizados pela A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, dias 24 e 25 de junho. Estes Workshops destinam-se aos operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do setor do turismo, especialmente vocacionados para o Turismo Religioso. Procura abordar temáticas ligadas ao turismo religioso, «um segmento de mercado cada vez mais exigente», segundo a organização do evento. «A vertente espiritual na procura do encontro consigo próprio é, cada vez mais, motivação de crentes e não crentes que buscam um certo recolhimento. Os turistas religiosos querem beber da história e simbologia que os destinos carregam. Estas viagens são para todas as idades e incluem variadas motivações que não apenas as especificamente religiosas», explicam os organizadores.
Portugal tem uma ampla riqueza a este nível, quer na qualidade e diversidade dos templos, nas festas religiosas e tem, em Fátima, o principal local de culto Mariano de todo o mundo. Estas características do nosso país atraem muitos visitantes «movidos pela fé ou imbuídos duma espiritualidade de raiz mais universal», conforme salienta a organização, já que qualquer pessoa pode «visitar e experienciar um certo “espírito do lugar” nestes locais únicos, seja em busca do sagrado ou de nós próprios», acrescentam.
Assim, são objetivos principais deste evento promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial.
A ACISO conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Leiria/IPLeiria, dos Municípios de Ourém, da Guarda e do Santuário de Fátima, bem como com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal neste evento.
Os interessados em participar encontram todas as informações em: https://www.iwrt.pt/pt/conferencia
Pastoral do Turismo de Portugal