A equipa mais jovem do KCCA conquistou dois títulos de campeões nacionais, dois de vice-campeões e uma medalha de bronze no Campeonato Nacional de Esperanças realizado em Ponte de Lima.
O Nacional de Esperanças é uma competição apenas para os escalões mais novos da canoagem, dos 8 aos 16 anos, com circuitos entre os 2 e os 6 km e que teve a participação de 704 atletas de 47 clubes de todo o país.
Desde o ano passado que a equipa de esperanças dos Castores procuravam os tão desejados pódios, são vários os 4º lugares conquistados desde o início da pandemia, mesmo neste fim-de-semana nas provas dos Iniciados com Dinis Carrasco, em 4º lugar, a 8 segundos do 3º e o 5º e 6º lugar da Nadine Santos e Lara Carapinha após um disputadíssimo sprint final a 2 segundos do 3º, mantinham a dúvida no ar.
Foi na prova do K2 Iniciadas com Leonor Matos e Júlia Luís que conquistamos o desejado pódio e logo com um título nacional. A dupla liderou a prova desde o início deixando as segundas classificadas do Grupo Desportivo de Gemeses a 24 segundos. Foi o impulso necessário para os restantes colegas de equipa.
Inês Carapinha e Clélia Santos em K1 Infantil superiorizaram-se relativamente às adversárias. A Clélia realizou um arranque de 500m que colocou todas as adversárias em sentido e logo de seguida Inês Carapinha, que seguia na onda da Clélia, impôs um ritmo muito agressivo que só a Clélia aguentou e foram juntas durante os 4Km de prova, terminaram a mais de 30 segundos de margem para o grupo das terceiras classificadas.
A Clélia é infantil A, levou uma segunda medalha para casa ao vencer o pódio das atletas de 2008.
Ianis Bebianos terminou os 4Km em 6º na classificação geral e 1º atleta de 2008. O Ianis realizou a prova sempre no grupo da frente, prova decidida com um grande grupo no sprint final. O Ianis venceu o pódio dos Infantis de 2008.
Iara Bebiano e Íris Ritkerk em tripulação de K2 Infantis femininos sagraram-se vice-campeãs nacionais ao terminaram na segunda posição num disputadíssimo sprint final com duas embarcações do Gemeses e por um segundo não conseguiram o tão desejado título nacional.
Na competição com mais atletas inscritos, 95 cadetes que preencheram as margens do Rio Lima, Rúben Luís terminou no terceiro lugar garantindo a subida ao pódio e mais uma medalha individual para os Castores. Neste escalão não existe distinção de idades, mas o Ruben ainda é cadete de 1º ano, o que nos deixa a sonhar com uma grande equipa para o próximo ano.
No escalão de cadetes o KCCA também se fez representar pelo atleta Miguel Costa que realizou uma brilhante prova e terminou em 16º lugar. O Henrique Bernardo em 52º, mais recente cadete da equipa, que irá realizar este ano a Prova das Primeiras Pagaiadas, já conseguiu amealhar 2 pontos para a classificação coletiva.
Na tripulação de K2 Cadetes, a dupla Rodrigo Gabriel e Diogo Araújo terminou no 6º lugar.
A nível coletivo o KCCA terminou na 6ª posição entre 47 clubes, garantindo 220 pontos. O clube anfitrião, o Náutico de Ponte de Lima venceu em casa, seguido do Recreativo de Gemeses e do Náutico de Prado.
Para a classificação coletiva contribuiu a pontuação de toda a equipa com as seguintes classificações: Rodrigo Neves, 12º em K1 Iniciado; Leonor Ramos em 12º, Verónica Lucas em 19º e Maria Costa em 27º em K1 Cadete feminino. As próximas competições irão decorrer em Montemor-o-Velho com o Nacional de Velocidade para juniores, seniores e veteranos no dia 17 e 18 de Julho e para os mais novos na semana seguinte dia 24 e 25.
INÊS CARAPINHA – CAMPEÃ NACIONAL
LEONOR MATOS/JÚLIA LUÍS – CAMPEÃS NACIONAIS
IARA BEBIANO/ÍRIS RIETKERK – VICE CAMPEÃS NACIONAIS
CLÉLIA SANTOS – VICE CAMPEÃS NACIONAIS
RUBEN LUÍS – 3º LUGAR NACIONAL
KCCA