- A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é uma das 53 instituições bancárias, de 27 países, que assumiram o compromisso de implementar estratégias e modelos de negócio que permitam alcançar a neutralidade carbónica (Net Zero) até 2050.
- A Net-Zero Banking Alliance (NZBA) foi coorganizada pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) e pela Task Force para os Serviços Financeiros da Sustainable Markets Initiative.
A Caixa Geral de Depósitos aderiu ao Net Zero Banking Alliance (NZBA), uma iniciativa da UNEP FI, em conjunto com outras entidades, para a mobilização do setor financeiro na construção de uma economia que seja neutra em emissões de carbono, através de uma redução progressiva em alinhamento com os objetivos do Acordo de Paris.
Os compromissos dos membros da NZBA incluem:
- Alinhar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associadas ao portfólio de financiamento e investimento com o caminho necessário para alcançar a neutralidade carbónica até 2050;
- Priorizar esforços nos setores onde existe o impacto mais significativo, ou seja, os mais intensivos e emissores de GEE, fundamentais para a transição para uma economia neutra em carbono;
- Determinar metas imediatas para 2030, priorizando os setores intensivos em emissões;
- Utilizar cenários de descarbonização de fontes reconhecidas e maximizar o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao longo dos últimos anos, a Caixa tem vindo a desenvolver projetos e iniciativas para mitigar o impacto ambiental da sua atividade e promover o alinhamento das suas atividades com os objetivos nacionais e internacionais, a nível climático, tendo sido recentemente distinguida no Ranking “Europe’s Climate Leaders 2021”, divulgado pelo Financial Times, como uma das empresas líderes no combate às alterações climáticas. Para esse resultado tem contribuído o seu Programa de Baixo Carbono.
“Enquanto maior instituição financeira Portuguesa, é nossa vocação e aspiração apoiar a transição para uma economia neutra em carbono e mais resiliente aos riscos climáticos. Ao aderir à Net Zero Banking Alliance, a Caixa Geral de Depósitos materializa uma posição de liderança no alinhamento do setor financeiro com os objetivos do Acordo de Paris.
O investimento no futuro garante-nos maior resiliência aos grandes desafios ambientais e riscos climáticos. A Caixa está firmemente comprometida em apoiar os seus clientes no caminho da descarbonização dos negócios, na eficiência energética, no incremento da produção de energia renovável e numa economia mais circular, contribuindo para um futuro mais sustentável das atuais e futuras gerações.” Paulo Moita de Macedo | Presidente da Comissão Executiva da CGD.
A Estratégia de Sustentabilidade da CGD 2021-2024 tem como ambição reforçar o desenvolvimento de modelos de negócio mais sustentáveis, que permitam suportar a transição da sociedade para um futuro ambientalmente mais responsável, socialmente inclusiva e economicamente mais próspera e resiliente.
CGD