Pesca e Conservas em Lagos

0
471
TraineiraLagos

“Hoje não há uma única traineira em Lagos” – palavras de Pedro Pimenta, no Encontro de 5ª Feira.

Prosseguindo o ciclo dedicado a “Lagos e o Mar”, o passado Encontro de 5ª Feira, que sempre decorre na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, debruçou-se sobre duas actividades que há muito pertencem ao passado da cidade: a pesca da sardinha e as fábricas de conservas de peixe.

O convidado deste encontro, Pedro Pimenta, sócio fundador do Grupo dos Amigos de Lagos e co-fundador do Estaleiro Naval José d’Abreu Pimenta e Filhos, recordou, numa exposição bem documentada, a importância económica e social que a pesca e as conservas tiveram em Lagos, “cidade que nós, lacobrigenses, amamos e que, quando nos ausentamos para longe, sentimos imensas saudades”.

Lembrou principalmente José d’Abreu Pimenta, seu avô, “homem de negócios multifacetado, armador de pescas, industrial de construção naval e de conservas de peixe”. Figura marcante no tecido produtivo local até depois dos anos 70 do século passado, foi apontado como exemplo de uma época em que havia produção diversificada e a cidade não dependia quase só de uma actividade predominantemente sazonal. Tudo se alterou com o “abate das embarcações (traineiras), o fecho das fábricas” e os estímulos concedidos para destruição das várias indústrias, de que já nem as chaminés restam. Ficou-nos, entre outras, a memória das conservas “Sogal”, de grande qualidade, que Lagos produzia, exportava e “tão apreciadas eram no norte da Europa”.

A “baía de Lagos, excelente pista de desportos náuticos”, como Pedro Pimenta referiu, é também “porta de partida e de chegada desse mar imenso com tanto para explorar”.

O próximo encontro deste ciclo está marcado para o dia 5 de Agosto, pelas 17 horas.

Grupos dos Amigos de LagosTraineiraLagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui